Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Percussionista Toca Ogan promove Semana de Difusão da Música Afro-Brasileira

Rafael Reines

O percussionista Toca Ogan, integrante da banda Nação Zumbi, irá compartilhar seus conhecimentos sobre a música afro-brasileira, em especial sobre o berimbau, instrumento de origem angolana, muito usado na capoeira. Dentro do projeto “Desatando o laço”, Toca Ogan promove a Semana de Difusão da Música Afro-Brasileira, com o workshop de confecção de berimbau (15/09), a oficina “Explorando o Berimbau” (16/09) e aula espetáculo (17/09). As atividades serão ministradas pelo próprio Toca Ogan e pelo seu amigo e parceiro de palco, Marco Axé.

O projeto é uma realização do Fábrica Estúdios, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura. A semana é realizada no Museu da Abolição no Recife, no bairro da Madalena, no Recife. As atividades são gratuitas e ainda restam pouca vagas. Para se inscrever os interessados deverão enviar email com seus dados para tocaogan@fabricaestudios.com.br. O projeto será finalizado no dia 25 de setembro, quando Toca Ogan lançará o disco “Desatando o laço”, seu primeiro trabalho autoral solo. O show será realizado, às 20h, no Teatro da Boa Vista.

A dupla Toca Ogan e Marco Axé irá apresentar as pesquisas feitas sobre a musicalidade afro-brasileira com base nos ritmos do samba-enredo, samba lamento, afoxé, nagô, jejo e keto. Estes três últimos foram transmitidos a Toca Ogan pelo seu mestre e guia espiritual João da Ciência.

As aulas do projeto rementem às ‘sementes plantadas’ na Associação Cultural Nação Mulambo, fundada em 1997, no bairro de Peixinhos. Nessa época, Toca Ogan e Marco Axé dedicaram-se a atrair crianças e adolescentes para participarem de oficinas de dança, música, leitura, artes plásticas e confecção de instrumentos, além de apoiarem o surgimento do grupo feminino de percussão Rumbanda, formado em 2001. Os talentos trabalhados no bairro de Peixinhos já se transformaram em multiplicadores de conhecimentos musicais, na comunidade e fora dela.

Sobre o artista

Toca Ogan é velho conhecido do público pernambucano. Dono de uma carreira sólida ao lado da saudosa banda Chico Science & Nação Zumbi, atualmente Nação Zumbi, onde continua até hoje engrossando o caldo com sua percussão afiada. Toca Ogan está no grupo desde o antológico disco “Da Lama ao Caos”, primeiro álbum do grupo, que desencadeou o Movimento Manguebeat e tornou-se um marco na história da música brasileira.

Semana de Difusão da Musica Afro-Brasileira
Educadores: Toca Ogan e Marco Axé
Dias: 15, 16 e 17 de setembro.
Local: Museu da Abolição – Rua Benfica, 1150, Madalena – Recife/PE
Informações: (81) 9444-4929 e 81-9211-0256

PROGRAMAÇÃO:
WORKSHOP CONFECÇÃO DE BERIMBAU – 15/09

Apresentação sobre a confecção e montagem do berimbau.
Horário: 15h às 17h

OFICINA DE BERIMBAU – 16/09
Explorando a versatilidade do instrumento.
Horário: 14h às 17h.

AULA ESPETÁCULO – 17/09
Fundamentos sobre o valor histórico e artístico do instrumento.
Horário: 15h

< voltar para home