Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Periferia Criativa: a periferia como espaço de criatividade

Com incentivo do Funcultura, o projeto de formação Periferia Criativa está com inscrições abertas até esta sexta-feira (05). As atividades acontecem nos meses de maio e junho

ATUALIZAÇÃO: As inscrições para o curso Periferia Criativa foram prorrogadas e seguem até sexta, 05 de maio.

Adolfo Santos Sonteria

Adolfo Santos Sonteria

No encerramento do projeto, os alunos vão participar de uma vivência no Terreiro do Maracatu Águia Formosa, em Tracunhaém (Zona da Mata Norte)

O Programa Pernambuco Criativo firma parceria com o projeto Periferia Criativa, aprovado pela lei de incentivo Funcultura, e apresenta o curso de aperfeiçoamento técnico em criação e gestão cultural voltado, principalmente, a artistas e produtores da cultura popular. A ação, com inscrições abertas até esta sexta-feira (05), oferecerá 25 vagas gratuitas para qualificar brincantes e produtores ligados à Cultura Popular, por meio de oficinas temáticas, sobre processo de gestão e qualificação de projetos para captação de recursos e empreendedorismo cultural.

A proposta de formação prioriza brincantes, mestres e profissionais que atuam no campo da cultura popular. A ideia do Periferia Criativa é oferecer conteúdos que apoiem os participantes sobre as questões da sustentabilidade econômica dos grupos de cultura popular e visa fortalecer a conexão com oportunidades para o desenvolvimento de suas ações.

O curso Periferia Criativa, de 120 horas, está dividido em seis módulos, que serão ministrados pelos pelos produtores culturais: Maciel Salú – Cultura Popular | Mestre Griô (08 a 12/05); Rute Pajeú – Gestão Financeira (15 a 19/05); Priscila Moreira – Território, identidade e pertencimento (29/05 a 02/06); Danilo Carias – Articulação Institucional (05 a 09/06); Dulce Reis e Walton Ribeiro – Comunicação, Mídias e Publicidade (12 a 16/06). O módulo de Criação Artística (22 a 26/05) será ministrado de forma colaborativa por todos os oficineiros. Para encerrar o curso, no dia 17 de junho (sábado), os participantes serão levados por um transporte disponibilizado pelo próprio projeto Periferia Criativa para o Terreiro do Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém, onde deverão participar de uma vivência com o grupo de cultura popular.

O público-alvo do Periferia Criativa são jovens a partir dos 18 anos, adultos e idosos que integram algum grupo de cultura popular na Região Metropolitana do Recife e desejam obter conhecimentos sobre gerenciamento de projetos culturais e ferramentas de gestão de ideias, bem como processos de criação e articulação institucional.

O curso acontecerá na Casa da Cultura, na Cela Jota Soares, Raio Sul, 2º piso – Santo Antônio – Recife.

SOBRE O PERIFERIA CRIATIVA
O projeto surgiu da iniciativa dos produtores culturais Danilo Carias e Priscila Moreira com a proposta de reconhecer a periferia como espaço onde a criatividade gera oportunidades e modifica a vida das pessoas. A ação será realizada pelo Grão Coletivo, que é formado pelos empreendimentos Criativo Soluções, Feed Comunicação, Grão – Comunicação e Cultura, Maciel Salú e Auroras. A iniciativa conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e parceria do Programa Pernambuco Criativo, da Gerência de Projetos Especiais da Fundarpe.

SERVIÇO
Curso Periferia Criativa
Data: 08 de maio a 17 de junho de 2017
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela Jota Soares, Raio Sul, 2º piso – Santo Antônio – Recife
Inscrições: Através do Formulário Periferia Criativa
Há 25 vagas gratuitas.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/CursoPeriferiaCriativa

< voltar para home