Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Pernambuco Criativo inicia Birô de Orientação na Casa da Cultura

Ação incentiva o empreendedorismo de artistas, entidades culturais e Pontos de Cultura pernambucanos

Costa Neto

Boa notícia para os artistas, entidades culturais e Pontos de Cultura que desejam tirar dúvidas sobre editais – como o Funcultura – ou querem se capacitar melhor para a gestão e sustentabilidade de seus empreendimentos. O Programa Pernambuco Criativo vai iniciar as atividades do Birô de Negócios da Cultura nesta segunda-feira, 13 de março. Os interessados serão atendidos de segunda a sexta, das 13h às 17h, na Cela 304, situada no Raio Leste, 2º piso do Casa da Cultura.

As atividades ocorrem por meio de um convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério da Cultura (MinC). O atendimento será feito por estudantes de mestrado, com experiência no mercado, e o agendamento deve ser feito pelo e-mail pecriativofundarpe@gmail.com. Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “a ação resgata uma ideia que norteou a reforma da antiga Casa de Detenção, que era a criação de um centro de formação e apoio aos empreendimentos culturais”. Por meio do Programa Pernambuco Criativo, serão realizadas ainda oficinas, palestras e workshops com temáticas relacionadas às diferentes áreas da economia da cultura.

De acordo com o professor André Marques, da UFPE, “artistas e produtores poderão melhorar seu processo de gestão e capacidade empreendedora, recebendo orientações e/ou assessoramento. Por exemplo, vamos tirar dúvidas sobre a formalização de negócios, definição de preço dos produtos e tudo o que for mais relevante à atividade profissional do agente cultural”. Se houver necessidade, os interessados serão encaminhados para órgãos específicos, tais como SEBRAE, Junta Comercial, cartórios, instituições oficiais do Município ou do Estado.

O Birô também divulgará as oportunidades (editais, capacitações, formações) realizadas no campo da Cultura pelos parceiros institucionais da Secult-PE / Fundarpe e de outros  órgãos públicos e privados.

TERRITÓRIOS DE CRIAÇÃO
A proposta é tornar a Casa da Cultura o polo-âncora dos Territórios de Criação dos bairros da Boa Vista, São José e Santo Antônio (incluindo os Coelhos). “Existe no país e no mundo toda uma discussão sobre a requalificação dos centros urbanos. A cultura e os artistas sempre foram elementos indutores de revitalização desses espaços, por isso queremos ampliar a visibilidade a estes setores, que ainda hoje sofrem com um histórico de segregação”, afirma Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

Para Silvana Meireles, Secretária Executiva Estadual de Cultura, “estes territórios criativos são bem diversos e têm características, potencialidades e realidades culturais intensas, que queremos fortalecer, atrair e, dessa forma, consolidarmos a Casa da Cultura como um polo de formação e projeção dessas iniciativas”.

Os agentes culturais que são microempreendedores (MEI) também são público-alvo das ações.

PONTOS DE CULTURA
Espaços de estímulo às ações culturais das comunidades, com inclusão social e cidadania, os Pontos de Cultura serão convidados para mais uma atividade do Programa Pernambuco Criativo: um serviço de assessoria técnica, com foco em gestão, modelos de negócios e orientação para a prestação de contas.

“Este núcleo que estamos colocando na Casa da Cultura terá um forte papel inovador. Estamos começando uma pesquisa em parceria com a UFPE, no âmbito do convênio, para identificar o potencial de inovação dos Pontos de Cultura de Pernambuco. A partir disso, pela primeira vez, estes Pontos vão receber um suporte continuado para o desenvolvimento de suas competências criativas”, celebra a Gerente de Formação da Secult-PE, Tarciana Portella.

SERVIÇO
Birô de Negócios da Cultura – Programa Pernambuco Criativo na Casa da Cultura
Quando: Entre os dias 13 de março e 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h
Local: Casa da Cultura Luiz Gonzaga – Cela 304, Raio Leste, 2º piso – Santo Antônio – Recife
Informações: (81) 3184.3020 / pecriativofundarpe@gmail.com

< voltar para home