Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Pernambuco participa de encontro de gestores de programas de incentivo à cultura

Evento é realizado em Pirenópolis, em Goiás, reunindo representantes de vários estados.

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe participam do VI Encontro de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura, que tem início nesta quarta-feira (05) e segue até o dia 09 de novembro, na cidade de Pirenópolis, em Goiás. A representação de Pernambuco é feita pelo Diretor de Gestão do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Thiago Rocha Leandro. O evento é realizado pela Rede Brasileira de Gestores de Fomento e Incentivo à Cultura, criada em novembro de 2013, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Cultura. Esta edição do encontro é organizada pela Secretaria de Cultura de Goiás.

“Pernambuco participou da criação deste fórum e o nosso edital é uma referência para vários estados, então esperamos contribuir e aprender. A ideia é que neste encontro a gente consolide um banco de dados sobre os mecanismos de incentivo à cultura dos estados participantes. Acreditamos que a partir das experiências de outros estados podemos achar soluções para questões problemáticas”, afirma o diretor.

As primeiras edições do encontro foram realizadas em Brasília, Recife e Salvador. O objetivo da rede é trocar experiências sobre modelos de gestão de fomento e incentivo à cultura e a importância estratégica das políticas públicas no desenvolvimento cultural, social e econômico dos estados e municípios brasileiros. Participam da articulação Acre, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

A programação do encontro é formada por apresentação dos novos membros representantes de Minas Gerais e Alagoas, trabalhos em grupo para mapeamento de dados e práticas dos estados, debate sobre “Concentração e Territorialidade” e encaminhamentos para atuação da rede em 2015.

Saiba mais

O Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) possibilita que produtores e artistas recebam recursos diretamente do Governo do Estado para realizar projetos em diversas linguagens artísticas e áreas culturais. Desde 2007, o Governo de Pernambuco ampliou o investimento no Funcultura. De 2007 até 2014, já foram investidos R$ 175,6 milhões na produção cultural independente, possibilitando o fomento a produção artística e a difusão de bens culturais por todo o estado.

< voltar para home