Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Pesquisa ressignifica título de Patrimônio da Humanidade concedido a Olinda

Com incentivo do Funcultura, Instituto Cooperação Econômica Internacional realizou uma série de atividades com os moradores da cidade, cujos resultados serão apresentados neste sábado (28)

Passarinho/Prefeitura de Olinda

Passarinho/Prefeitura de Olinda

Realização da Noite dos Tambores Silenciosos, uma das tradições de Olinda

Concedido pela Unesco em 1982, o título de Patrimônio da Humanidade dado ao município de Olinda colocou a cidade pernambucana ao lado de monumentos mundiais como a Catedral de Notre-Dame, em Paris, e a Cidade do Vaticano, entre outros 400 espalhados pelo mundo.  Neste sábado (28), às 16h, a Biblioteca Pública de Olinda sedia o encerramento do projeto de pesquisa OLINDA PATRIMÔNIO COTIDIANO – Memória coletiva dos seus moradores, que partiu de algumas considerações sobre a convivência de uma sociedade que vive num Patrimônio da Humanidade. O resultado será apresentado na ocasião, com distribuição gratuita de um livro que conta todo o processo. A entrada é aberta ao público.

A iniciativa é realizada pelo Instituto Cooperação Econômica Internacional (ICEI BRASIL) e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Olinda, IPHAN, Rádio Universitária FM, Radio Amparo FM.

Algumas questões que nortearam o projeto OLINDA PATRIMÔNIO COTIDIANO foram “como é morar em uma cidade patrimônio da humanidade?”, ou “como o patrimônio cultural é integrado e se integra ao cotidiano da cidade e de seus moradores?”. Para a Unesco, patrimônio é tudo aquilo que pertence a humanidade, sua herança do passado e o que se constrói hoje. Depende, portanto, de uma comunidade que o reconhece como tal.

Fundarpe

Fundarpe

Museu Regional de Olinda é um dos equipamentos localizados no Sítio Histórico

Para investigar a memória coletiva de Olinda, em 2011 o ICEI Brasil idealizou e realizou por meio deste projeto uma série de ações, que utilizaram meios e linguagens diferentes para chegar junto aos moradores, recolher suas memórias, pesquisar seus imaginários afetivos e conseguir devolvê-los para a comunidade.

Ao todo, foram realizadas 180 entrevistas com moradores dos bairros do Sítio Histórico e dos arredores (Amaro Branco, Amparo, Bonsucesso, Carmo, Guadalupe, Monte, Rosário dos Homens Pretos, Varadouro), além de pesquisa de seus acervos fotográficos pessoais para retratar suas vivências e memórias com Olinda.

O projeto também desenvolveu um site para divulgação mensal de uma seleção de histórias de moradores em jornal de distribuição gratuita a Gazeta Cultural de Pernambuco; um programa de rádio, baseado em entrevistas com os moradores (duas temporadas: 2013, na Rádio Amparo FM, e 2015-2016, na Rádio Universitária FM); e um documentário com a narração das memórias pessoais de moradores de Olinda. Todos levam o mesmo título do projeto.

Durante o encerramento do projeto o ICEI Brasil apresentará para os moradores da cidade os resultados do projeto e fará a entrega gratuita dos produtos finais do projeto, o livro que leva o título do projeto e conta com DVDs do documentário (com versão legendada em LIBRAS) e do programa de rádio.

Serviço
Evento de encerramento do projeto Olinda Patrimônio Cotidiano
Sábado (28) | 16h
Biblioteca Pública de Olinda, Av. Liberdade, 100 – Carmo, Olinda – PE
Gratuito
Mais informações: (81) 3493 9990

< voltar para home