Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Pró-Criança realiza ciclo de palestras sobre a arte da contação de histórias

Lucas Dias/Divulgação

No mês em que se celebra a riqueza do folclore brasileiro, o Movimento Pró-Criança – entidade sem fins lucrativos vinculada à Arquidiocese de Olinda e Recife – promove um ciclo de palestras sobre o universo da literatura popular e da contação de histórias. O evento gratuito, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, começa nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 19 (quinta-feira), sempre das 13h às 17h, no Teatro Maurício de Nassau, na unidade da ONG, no Bairro do Recife. Para quem quiser participar, basta se inscrever no formulário disponível aqui.

Considerando a capacidade do espaço e em respeito aos protocolos de prevenção ao coronavírus, estão sendo disponibilizadas 70 vagas por palestra. Todos os inscritos que comparecerem receberão certificados pelo projeto “Conto aqui, conto acolá!”.

Todas as palestras contarão com intérpretes de Libras e serão transmitidas ao vivo pela página do Pró-Criança, no Facebook. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Camila Nogueira, o público-alvo vai além dos alunos do projeto. “Será um ciclo de palestras importante para qualquer pessoa e de qualquer área, não apenas os que são dos campos de letras e pedagogia. Abordaremos, por exemplo, a temática sócio emocional e outros assuntos relevantes para a vida pessoal e profissional. Neste tempo em que vivemos, essas formações darão aos participantes novas possibilidades de ver o mundo”, afirma.

O coordenador do Conto aqui, conto acolá!, Marcos Quintino, destaca que o evento contribui para o resgate da tradição oral e da cultura popular. “A oralidade é uma herança dos nossos antepassados e, neste século, ganhou mais importância, sendo muito bem vista tanto no âmbito pedagógico, quanto no empresarial. É uma atividade que incentiva a criatividade e proporciona a ludicidade e a alegria”, diz o educador social.

PROJETO - Desde 2019, o “Conto aqui, conto acolá!” é realizado com o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade, especialmente, de crianças e adolescentes. O projeto forma agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais, asilos e demais espaços educativos ou terapêuticos.

:: PROGRAMAÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS ::

Segunda-feira, 16 de agosto

Palestra 1: A subjetividade do corpo
Responsável: Ramalho Júnior
Horário: 13h

Palestra 2: Recursos tecnológicos para a contação de histórias
Responsável: Sílvio Tenório
Horário: 15h

Terça-feira, 17 de agosto

Palestra 1: A contação de histórias multiplicando saberes e transformando vidas
Responsável: Marcos Quintino
Horário: 13h

Palestra 2: Baobá, árvore sagrada com muitas histórias
Responsável: Carminha Moraes
Horário: 15h

Quarta-feira, 18 de agosto

Palestra 1: Afetividade e memórias: como conto essa história?
Responsável: Keila Aguiar
Horário: 13h

Palestra 2: Poetas e poesias do Nordeste
Responsável: George Ramos
Horário: 15h

Quinta-feira, 19 de agosto

Palestra 1: Lendas, parlendas e cantigas de roda: o Folclore na oralidade
Responsável: Marcos Quintino
Horário: 13h

Palestra 2: Qual personagem é você no mundo encantado das histórias?
Responsável: Keila Aguiar
Horário: 15h

Serviço
Ciclo de Palestras Conto aqui, conto acolá!
Período: de 16 a 19 de agosto de 2021
Local: Teatro Maurício de Nassau (Movimento Pró-Criança) – Eua Vigário Tenório, 135, Bairro do Recife
Inscrições gratuitas: bit.ly/3Axu2Ri
Informações: (81) 3412.8951

< voltar para home