Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Programação do 7º Animage ocupa o Cinema São Luiz nesta semana

Incentivado pelo Funcultura, o evento começa nesta terça-feira (22) e segue em cartaz até o próximo domingo (27). Nove espaços da capital pernambucana serão contemplados pelas ações do Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Tiago Calazans/Divulgação

Tiago Calazans/Divulgação

Fora o São Luiz, o Animage ocupará espaços como a CAIXA Cultural Recife, Cinema do Museu e Aliança Francesa, além de exibições ao ar livre e em hospitais

O Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco está de volta às salas de cinema da capital pernambucana e, com uma programação de temática diversificada para todos os públicos, ocupará, entre os dias 22 e 27 de novembro, espaços como o Cinema São Luiz, CAIXA Cultural Recife, Cinema do Museu e Aliança Francesa, além de exibições ao ar livre e em hospitais.

Com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, o evento, que chega à sua sétima edição neste ano, inclui Mostra Competitiva (adulto e infantil), Mostra Parque, Mostra Erótica, Mostras Especiais, longas, oficinas, masterclass e exposição.

Na Mostra Competitiva, serão exibidos curtas-metragens de realizadores do Brasil e exterior serão exibidos e selecionados nas categorias Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio do Público, que participa votando ao fim de cada sessão. Os finalistas ganham premiações em dinheiro, já os premiados nas categorias direção, roteiro, direção de arte, técnica e som recebem troféu. Nesta edição, foram avaliadas 1.059 inscrições, de 64 países.

Dentro da Mostra Especial, fazem parte festivais internacionais, uma seleção de curtas brasileiros e de diretores homenageados, no Cine São Luiz. A Aliança Francesa recebe a Mostra Francesa, e os Hospitais IMIP e Agamenon Magalhães exibem sessão infantil.

A Mostra Parque traz sessões gratuitas ao ar livre, em praças ou parques públicos, com curtas de temáticas leves para toda família.
Concorrida, a Mostra Erótica é um dos destaques do Animage, onde o festival explora a sensualidade e ousadia do cinema de animação. Nela, pessoas portadoras de deficiência visual poderão usufruir da audiodescrição, ação social que foi um sucesso na última edição do festival.

“Na escolha dos filmes, procuramos reafirmar uma identidade para o festival, com a valorização de produções que sejam autorais, artesanais, ousadas e independentes, com pelo menos uma ou mais de uma dessas características. Não há uma temática geral, mas as próprias obras sugerem que alguns assuntos estão em evidência, como questões de gênero, preocupações ambientais e interferências das novas tecnologias sobre o cotidiano do ser humano”, diz Júlio Cavani, curador desta edição do festival.

Outro grande atrativo para o público são as oficinas, todas gratuitas, que abordam assuntos variados e que atendem crianças, iniciantes e profissionais. Acontecem na CAIXA Cultural Recife e nos Hospitais IMIP e Agamenon Magalhães, estas, para as crianças atendidas nestes hospitais. Já as masterclasses oferecerão a oportunidade de aperfeiçoamento junto a especialistas do ramo. As atividades formativas começaram na última quarta-feira (16).

O festival ainda traz sessões de longa-metragens e uma atrativa exposição com objetos óticos interativos, estimulando a imaginação do público.
A identidade visual para a edição 2016 do festival foi feita por Ianah Maia, artista visual e ilustradora que em seu trabalho discute as relações entre os seres por temáticas relacionadas à ecologia e filosofia. Além disso, está prevista uma ação ambiental, através de distribuição de 3 mil sementes de árvores da Mata Atlântica.

Festival
O Animage é hoje um dos principais festivais do gênero no Brasil, e em suas últimas edições levou ao Recife nomes importantes do cinema de animação, como o premiado diretor brasileiro Alê Abreu (O Menino e o Mundo), a portuguesa Regina Pessoa (Kali, O Pequeno Vampiro), o realizador britânico Phil Mulloy e o diretor argentino Juan Pablo Zaramella. Promove também a produção criativa dos novos criadores visuais.

A Realização é da Rec-Beat Produções, com patrocínio da Caixa Cultural Recife, incentivo do Funcultura – Governo do Estado de Pernambuco e apoio da Fundação Joaquim Nabuco, Consulado da França e Institut Français.

Serviço
Animage – 7º Festival Internacional de Animação de Pernambuco
De 22 a 28 de novembro de 2016
Programação completa: www.animagefestival.com

Locais
CAIXA Cultural Recife
Av. Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Telefone: (81) 3425-1915

Cine São Luiz
R. da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife
Telefone: (81) 3184-3157

Cinema da Fundação Museu
Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife
Telefone: (81) 3073-6272

Aliança Francesa
R. Amaro Bezerra, 466 – Derby, Recife
Telefone: (81) 3202-6262

> Mostra Francesa
HOSPITAL IMIP
R. dos Coelhos, 300 – Boa Vista, Recife
Telefone: (81) 2122-4100
Hospital Agamenon Magalhães
Estr. do Arraial, 2723 – Casa Amarela, Recife
Telefone: (81) 3184-1600

> Mostra Parque
Parque da Jaqueira
R. do Futuro, 959 – Graças, Recife
Praça do Carmo
Av. Liberdade – Carmo, Olinda
Morro da Conceição

< voltar para home