Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto Azougue promove sambada de maracatu rural em Tracunhaém

Festividade conta com o incentivo do Funcultura e acontece no sábado (8), no terreiro do Maracatu Rural Águia Formosa, em Tracunhaém.

Foto: Heudes Régis/divulgação

Dando continuidade a sua programação composta por ações culturais gratuitas, dedicadas à preservação do patrimônio, o ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses’, realiza no próximo sábado (8), a sua Sambada de Maracatu. A festividade acontece a partir das 22h, no terreiro do Águia Formosa, localizado em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, onde o Mestre Adriano Paixão estará comandando o popular duelo de rimas com o Mestre Zé Joaquim, do Maracatu Pavão Dourado.

De acordo com Maciel Salú, diretor do projeto, a sambada tem como principal atrativo repassar a tradição cultural especialmente aos jovens que se farão presentes, contando com vários poetas e maracatuzeiros. “Visamos com as diversas ações culturais, possibilitar que o público confera diversos preparativos do maracatu relacionados desde a sua crença, até a confecção de figurinos que envolvem especialmente o carnaval”, destacou. “Na sambada, o duelo entre mestres estará transmitindo oralmente ao público a tradição das poesias e assim também chama a atenção para que as mais novas gerações possam se encantarem e manterem viva a competição”, concluiu Maciel.

O projeto, que possui incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, realizou sua primeira ação no dia 27 de agosto, com o Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte. Na realização, os participantes promoveram uma intensa batalha de poesia, onde os mestres duelam entre si tendo como referencia para a eleição a torcida do público, classificando em primeiro, segundo e terceiro lugar os mestres Bi, Anderson Miguel e José Joaquim. A programação completa do projeto se estende até agosto de 2017.

Serviço:
Sambada de Maracatu no Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses
Quando:
sábado, 8 de outubro
Horário: a partir das 22h
Local: Sede do Maracatu Rural Águia Formosa (Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém-PE – em frente ao Hamburgão)
Acesso gratuito 

< voltar para home