Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto cultural lança Convocatória para artistas pernambucanos

Motivado pelas fichas de artistas que integram o acervo do DOPS/PE, 'O Obscuro Fichário de Artistas Mundanos" conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

O objetivo é o desenvolvimento de trabalhos inéditos inspirados nas fichas de artistas arquivadas no DOPS/PE

O projeto cultural O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, como parte de sua primeira etapa de desenvolvimento, lançou recentemente um site e uma convocatória para artistas pernambucanos. A iniciativa, que é incentivada pelo Governo de Pernambuco, através do Funcultura, inspirou-se num conjunto de fichas de artistas produzido pela Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS/PE) entre as décadas de 30 e 60. Artistas interessados em desenvolver trabalhos inéditos a partir do fichário da DOPS/PE devem se inscrever na Convocatória.

De acordo com o edital, podem participar artistas, escritores, designers, cineastas, programadores, pesquisadores ou quaisquer outros interessados em pensar crítica e sensivelmente dimensões históricas, culturais, políticas e sociais que atravessam ou tangenciem a história desse fichário da DOPS/PE.

Serão aceitas inscrições de interessados de qualquer localidade, cujos documentos e materiais complementares sejam enviados até o dia 24 de janeiro de 2016. Em seguida, uma comissão irá selecionar de três a cinco projetos inéditos, entre R$ 5 mil a R$ 10 mil para viabilizar sua produção.

Todo o material documentado pelo órgão de repressão entre 1934 e 1958 está disponível no site do projeto, que ainda possibilita a seus visitantes o acesso a boa parte dos arquivos localizados ao longo da pesquisa em outros acervos públicos, especialmente em hemerotecas digitais, das quais foram compiladas centenas de notas, matérias e anúncios publicados em periódicos da época sobre os artistas, espaços e eventos citados.

Para tirar dúvidas sobre a convocatória, será realizado um encontro presencial no dia 16 de janeiro, às 16h, no Museu da Cidade do Recife. Além disso, ao longo de todo o processo as dúvidas podem ser retiradas através do e-mail obscuroficharioconvocatoria@gmail.com.

Sobre o projeto

O ‘Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos’ é um projeto cultural motivado pela existência de um conjunto de fichas produzido pela Delegacia de Ordem Política e Social de Pernambuco (DOPS/PE) entre os anos de 1934 e 1958. Trata-se de um pequeno arquivo dedicado à identificação e controle de indivíduos em trânsito pelo Estado, cuja ocupação profissional, na visão do extinto órgão policial, estava vinculada à área artística.

Salvaguardado pelo Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (Apeje) desde 1991, para trazer à tona essa valiosa documentação, dar visibilidade ao seu conteúdo e possibilitar o acesso direto à maquinaria discursiva articulada pela DOPS/PE, este endereço eletrônico disponibiliza todas as fichas que compõem esse conjunto e os prontuários produzidos pela Delegacia, relacionados direta ou indiretamente aos verbetes.

Em junho de 2016, esta plataforma ganhará mais conteúdo. Além da inserção de uma nova cartografia, de outros dois artigos e da publicação de dezenas de novas resenhas, serão disponibilizadas as obras artísticas criadas a partir da seleção das propostas inscritas na convocatória lançada pelo projeto. A realização de palestras em São Paulo e no Recife, com lançamento de catálogo impresso, conclui a iniciativa. Além do Funcultura, o projeto também conta com incentivo do programa Rumos do Itaú Cultural.

< voltar para home