Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto “Da Poesia ao Vídeo” leva oficinas gratuitas ao interior do Estado

Com incentivo do Funcultura, oficina está em circulação por Pernambuco e, até julho, leva formação audiovisual gratuita a sete cidades pernambucanas

Um mergulho teórico e prático na realização de videopoemas. É isso que propõe o projeto “Da Poesia ao Vídeo”, uma oficina audiovisual promovida pela pernambucana Eva Jofilsan. Com incentivo do Funcultura, a iniciativa está em circulação pelo interior de Pernambuco e, até julho, chegará a sete cidades pernambucanas, levando formação gratuita a público geral e estudantes de escolas públicas.

Com carga horária de 20 horas-aula, a oficina conduz os participantes, primeiramente, por imersão em conteúdos teóricos para conhecerem particularidades, história e proposições estéticas do gênero. Depois partem para a prática, na qual se lançam em atividades como criação imagética através de textos poéticos, decupagem, roteirização, filmagem e edição. Após uma semana de aula, os participantes assistem ao videopoema produzido.

Com passagem por sete cidades pernambucanas até julho, a circulação 2022 da oficina “Da Poesia ao Vídeo” iniciou por Taquaritinga do Norte, em março passado. Em parceria com a Mostra Curta Taquary, a oficina no município foi voltada integralmente para estudantes da escola pública Padre Ibiapina, no distrito de Gravatá do Ibiapina.

Neste maio, o projeto chegou a mais quatro cidades – Afogados da Ingazeira (2 a 6/5), na programação da Mostra Pajeú de Cinema; Arcoverde (9 a 13/5), dentro da Mostra Aldeia Olho D’água dos Bredos; Garanhuns (23 a 27/5); e Aldeia Bem Querer de Cima, em Jatobá (3/5 a 3/6), esta última voltada especialmente para os indígenas Pankararus.

“A oficina vem para difundir o gênero da videopoesia e incentivar que cada vez mais pessoas de diferentes realidades possam contar suas histórias através da interligação entre literatura e audiovisual”, explica Eva Jofilsan, que desde 2015 realiza a oficina em escolas, festivais e mostras de Pernambuco. Durante a pandemia, a realizadora ainda promoveu uma edição virtual, com apoio da Lei Aldir Blanc, intitulada “Poema em Movimento”.

A oficina “Da Poesia Ao Vídeo” vai percorrer o interior de Pernambuco até julho, chegando ainda a Vitória do Santo Antão e Goiana. Novidades sobre a iniciativa podem ser conferidas no Instagram @dapoesiaaovideo. O projeto é uma realização da Espiral Filmes com produção da Anilina Produções e incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco.

Programação

Taquaritinga do Norte
14 a 18/3
Distrito de Gravatá do Ibiapina
Mostra Curta Taquary

Afogados da Ingazeira
2 a 6/5
Mostra Pajeú de Cinema

Arcoverde
9 a 13/5
Mostra Aldeia Olho D’água dos Bredos – Sesc Arcoverde

Garanhuns
23 a 27/5
Sesc Garanhuns

Jatobá
30/5 a 3/6
Espaço Ayó Conexões, Aldeia Bem Querer de Cima

Vitória de Santo Antão
Julho 2022

Goiana
Julho 2022

Serviço
Circulação 2022 da oficina “Da Poesia Ao Vídeo”
Oficinas gratuitas com Eva Jofilsan
Mais informações: Instagram @dapoesiaaovideo / dapoesiaaovideo@gmail.com

< voltar para home