Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto ‘Do Terrêro de Salú’ contempla mais escolas públicas em Petrolina

As escolas Prof.ª Maria Odete Sampaio Gomes e Jesuíno Antônio D’Ávila recebem ações do projeto cultural, que possui incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Divulgação

Divulgação

Cena do espetáculo ‘Do Terrêro de Salú’, realizado durante a oficina oferecida pelo projeto.

Com informações da assessoria

Seguindo com o ciclo de atividades gratuitas, que até dezembro de 2015 pretende atender 60 escolas públicas em Pernambuco, o projeto ‘Do Terrêro de Salú’ está realizando suas ações culturais desde a última segunda-feira (19), na Escola Professora Maria Odete Sampaio Gomes, localizada no Bairro Jardim São Paulo, em Petrolina. Na programação, que acontece no turno da manhã, também será realizada na sexta-feira (23), apresentação do espetáculo teatral de mesmo nome do projeto, inspirado no legado cultural do Mestre Salustiano. As ações contam com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Na oficina ‘Brincantes do Terrêro’, direcionada para crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos, noções de cavalo-marinho, coco, ciranda e maracatu são repassadas pelos facilitadores, visando estimular que os jovens participantes também fomentem em suas comunidades, a aprendizagem dos ritmos e das danças populares, predominantes no cenário cultural pernambucano. “É notório no olhar deles o interesse em conhecer melhor o que é mais forte na região e, quando dizemos que eles são pertencentes dessa cultura, deixamos alí uma semente”, explica Paulo Júnior, um dos integrantes do projeto e bailarino do espetáculo.

A proposta do projeto também objetiva deixar as aulas de cada escola onde o mesmo passa, com conteúdos pais próximos da cultura popular de cada localidade, possibilitando que a ação teatral seja vivenciada de uma maneira interdisciplinar com o que visto durante a semana em cada oficina.

Divulgação

Divulgação

Realização da oficina ‘Brincantes do Terrêro’.

A Escola Jesuíno Antônio D’Ávila, localizada no bairro João de Deus, também será contemplada pelo projeto, de 26 e 30 de outubro. Entre os objetivos da Cia. Balançarte, responsável pelo projeto, está a modificação do cenário constatado em pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, publicada em abril de 2015. O resultado da pesquisa, que foi realizada em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do Brasil, revelou que em 2014, 55% dos brasileiros não participaram de atividades culturais e que 88,6% afirmaram não frequentar as salas de espetáculos das regiões onde vivem.

Programação do projeto cultural:
- Escola Professora Maria Odete Sampaio Gomes | de 19 a 23 de outubro | das 8h às 11h
- Escola Jesuíno Antônio D’Ávila | de 26 e 30 de outubro | das 8h às 11h

< voltar para home