Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto em Glória do Goitá incentiva população a conhecer o mamulengo

Produzido com incentivo do Funcultura pela Associação Cultural de Mamulengos e Artesões de Glória do Goitá, o projeto "+ MAMULENGO, - Barbie" promove oficinas gratuitas de formação sobre a brincadeira

Fernando Carmino/Divulgação

Fernando Carmino/Divulgação

A Iniciativa tem o objetivo de formar e capacitar o público geral nessa brincadeira que é Patrimônio Cultural do Brasil, segundo Iphan

 

Glória do Goitá, cidade da Zona da Mata Norte pernambucana, tem uma forte tradição com a brincadeira dos mamulengos. A tradição é mantida pela nova geração de artesãos que coordenam a Associação Cultural de Mamulengos e Artesões de Glória do Goitá, que promove o projeto + MAMULENGO, – Barbie. A Iniciativa tem o objetivo de formar e capacitar o público geral nessa brincadeira que é Patrimônio Cultural do Brasil, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a arte do Mamulengo.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, as oficinas abordam temas como a história do mamulengo, o processo de confecção dos bonecos, bem como a pintura, manipulação e construção de pequenos esquetes. O projeto destina 25% das vagas para pessoas com deficiência auditiva e contará com tradução em libras para este público.

A primeira turma terá seu último encontro na próxima segunda-feira (30). As outras turmas se repetem em outubro (dias 10, 17, 24 e 31), novembro (dias 9, 16, 23 e 30) e dezembro (dias 1, 8, 15 e 22). As aulas acontecem na Rua Celto Campelo, S/N, Glória do Goitá, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

“Quem frequenta o Museu do Mamulengo se anima ao ver o interesse das crianças pelo brinquedo popular. Foi grande a visita de escolas e turistas nos últimos anos. Esse interesse está vivo, e mesmo com a monstruosa concorrência estrangeira, o boneco brasileiro continua motivando a criatividade dos jovens”, explica Pablo Dantas, produtor do Museu do Mamulengo de Glória do Goitá.

< voltar para home