Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto lança vídeos, fotografias e áudios do quilombo indígena Tiririca dos Crioulos

Exposição é fruto de oficinas de formação cultural realizadas com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

Cícera Francisca / Direitos Reservados

Casal de preto-velho do Centro Espírita Preto-Velho Canzuá do Velho Xangô, um dos museus da comunidade. Crédito da foto: Cícera Francisca / Direitos Reservados

O projeto “Do Buraco ao Mundo: segredos, rituais e patrimônio de um quilombo-indígena” lança os seus primeiros resultados em áudio, vídeo e fotografias nesta quinta-feira (18/06), durante o “Seminário Quilombos, estudos antropológicos e regularização territorial”, realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto de formação cultural é realizado junto à comunidade Tiririca dos Crioulos, considerada um “quilombo indígena” e localizada na zona rural de Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucan. A iniciativa é coordenada pelos professores Larissa Isidoro e Nivaldo Léo Neto, com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Assista ao vídeo teaser AQUI.

Entre as obras que serão apresentadas na exposição, estão uma coletânea de áudios que envolvem os benditos e linhas de toré e gira da comunidade, que está sendo chamada “Documento Sonoro”, já que se trata de um registro do patrimônio cultural de Tiririca dos Crioulos. Durante o evento, também haverá uma mostra fotográfica e a exibição de vídeos, frutos de oficinas de formação em audiovisual. As obras foram criadas com a participação dos tiririqueiros, membros da comunidade. A partir das 9h, os participantes podem conferir a mostra fotográfica e escutar algumas faixas de áudio. Às 17h30, serão exibidos os vídeos produzidos, seguida de roda de diálogo com os integrantes do projeto que irão compartilhar experiências. A exposição é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE-UFPE).

O projeto pretende futuramente realizar outras mostras itinerantes em outros espaços, com a previsão de lançamento de livro didático, blog e mais vídeos. O conteúdo produzido durante o projeto está sendo disponibilizado no site www.culturadigital.br/tiriricadoscrioulos, com o objetivo de ser um acervo dos bens culturais da comunidade.

< voltar para home