Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” ganha site

Com incentivo do Funcultura, a iniciativa revela as dinâmicas da música nos espaços populares, das cidades de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

O site apresenta semanalmente conteúdos específicos de cada artista entrevistado pelo projeto

Já está no ar, o site do projeto “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares. Com vídeos, fotos, textos e entrevistas o site exibe um rico acervo de instrumentistas, compositores e improvisadores, que se apresentam em praças, transportes públicos, feiras, mercados, pontos turísticos e áreas que constituem espaços tradicionais das manifestações culturais de rua do Estado.

Através do www.opalcoearua.com.br, o público e os artistas além de acompanhar a pesquisa estética e social desses profissionais, terão a oportunidade de se aprofundar em temas e narrativas à exemplo de sobrevivência profissional, reconhecimento social e a trajetória desses artistas. O site trará semanalmente, conteúdos específicos de cada artista. O trabalho ainda se desdobrará em um documentário que será lançado em 2020.

“Nossa ação relaciona um olhar poético e um estudo sociológico sobre a música nos espaços populares como uma prática que alimenta um tipo de formação musical e um tipo de interação com o público que faz parte da história e da memória de muitas cidades. A narrativa sobre estas percepções é o que nos interessa registrar e transformar em conteúdo”, explica a pesquisadora e produtora do projeto, Laura Sousa.

“A ideia do projeto veio da observação, passou para o registro e, posteriormente, sugiram os questionamentos e a consequente pesquisa. Como resultado, pretendemos dar visibilidade a estes artistas, por vezes marginalizados pela sociedade e seus governantes, assim como criar links de interação artística entre eles e conosco na própria criação dos conteúdos que serão disponibilizados”, reforça Guilherme Patriota.

Capitaneado pela Theia Produtores Associados, através dos pesquisadores e produtores Laura Sousa e Guilherme Patriota, e com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, “O Palco é a Rua – A Música nos Espaços Populares” já passou por Petrolina e Caruaru, e aporta em Goiana (3 a 8 de dezembro) e no Recife (3 a 30 de janeiro de 2020) para busca e estudo de novos artistas.

< voltar para home