Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto Orixamar festeja o Dia de Iemanjá em Pernambuco

Evento será nesta segunda-feira (8), na orla de Jaboatão dos Guararapes, contando com o incentivo do Funcultura para sua realização.

João Rogério Filho

João Rogério Filho

O multi-instrumentista pernambucano Naná Vasconcelos será um dos homenageados do evento.

Com o objetivo de realizar um grande encontro composto por integrantes de 14 terreiros de Candomblé no Estado de Pernambuco, a 1ª edição do projeto Orixamar será realizada nesta segunda-feira (8), a partir das 9h, na praia de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes. Sendo aberto ao público, o evento possui como o sentido de sua realização, a celebração do dia de Iemanjá em Pernambuco.

Durante o festejo, a ialorixá Elza de Iemanjá e o multi-instrumentista Naná Vasconcelos serão homenageados. Segundo Geraldo Dias, responsável pelo evento, a importância destas escolhas para a 1ª edição do projeto é “em virtude de se tratarem de dois grandes defensores e divulgadores da cultura afro-brasileira em nosso Estado”, explicou.

Jair Alves

Jair Alves

O produtor cultural Geraldo Dias, responsável pelo projeto, ao lado da ialorixá Elza de Iemanjá.

Na programação, também estão incluídas a partir das 15h30, mostras de artesanato e de gastronomia. Nelas, o público contará com a degustação gratuita de comidas de santo, como o acarajé, o vatapá, a peixada, o ewa dumdum (ou feijão de Omulu), o biguiri de Xangô à base de quiabo, o camarão, a castanha, entre outros pratos típicos nas tradições do Candomblé.

De acordo com o produtor cultural Geraldo Dias, diversos artistas e grupos irão se apresentar no evento, entre eles: Afoxé Oxum Pandá, Banda Sonduos Quilombos, Maracatu de Baque Virado Nação Xangô Alafim, Maracatu Estrela da Sedução, Maracatu Mirim Luar Percussão e Nação do Maracatu Aurora Africana, terminando com show da cantora Andreia Luiza, especialmente concebido para a ocasião e com o repertório de Clara Nunes.

O projeto Orixamar possui o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. Também apoiam o SESC Piedade e da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, cidade que possui o maior número de terreiros do Estado, segundo pesquisa realizada pela Associação dos Terreiros de Pernambuco.

< voltar para home