Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto ‘Reconhecer para Preservar’ promove exposição fotográfica em Olinda

Com incentivo do Funcultura, atividade estará expondo o resultado de oficina fotográfica com estudantes no Terreiro da Nação Xambá

Divulgação

Divulgação

O grupo Coco dos Miudinhos sendo registrado em Pin Lux, pelo estudante Leoni, participante do projeto.

O projeto cultural ‘Reconhecer para Preservar – Terreiro da Nação Xambá’, realizado através de oficina para jovens estudantes da Escola Estadual Padre Francisco Carneiro, localizada no Bairro de São Benedito, em Olinda, encerra suas atividades nesta quarta-feira (15), com exposição de fotografias Pin Lux, produzidas pelos participantes da atividade. A exposição, que é aberta ao público e acontece a partir das 15h, na sede da própria escola, também contará com mostra gastronômica de culinária de terreiro e apresentação musical do grupo Coco dos Miudinhos.

Incentivado pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o projeto ‘Reconhecer para Preservar’ foi desenvolvido visando perpetuar a trajetória histórica cultural do Quilombo do Portão do Gelo – Nação Xambá, popular por ser o primeiro quilombo urbano a ser reconhecido em Olinda, no ano de 2006, pela Fundação Cultural Palmares.

“Realizamos o projeto em três etapas: a primeira em sala de aula, quando os alunos aprenderam a confeccionar uma câmera fotográfica, denominada Pin Lux, utilizando uma caixa de fósforo comum; a segunda ocorreu na comunidade com a roteirização turística pelo bairro de São Benedito. À medida que os jovens da Escola Padre Carneiro foram absorvendo os conceitos sobre o Quilombo do Portão do Gelo, caminhando pela comunidade, foram feitos registros fotográficos dessa experiência”, explica Ana Paula de Moura, produtora do projeto e responsável em Educação Patrimonial.

Divulgação

Divulgação

Foto de casa na comunidade Xambá, feita pela aluna Luana Karla.

Através do recurso da fotografia, atrelado a um roteiro de turismo comunitário pelo bairro, os participantes puderam ter uma experiência inédita. “Tendo como objetivo principal o despertar para o olhar atento no entorno da comunidade, o projeto também proporcionou aos jovens o sentimento de pertença das tradições desta comunidade quilombola de Olinda, a Nação Xambá, se apropriando do seu legado histórico cultural, resistente há décadas em Pernambuco, especialmente pela mesma ser detentora de uma imensurável riqueza histórica no seu acervo de objetos, fotos e documentos próprios, o que propicia a esse legado se perpetuar pelas diversas gerações da família Xambá”, destacou a produtora.

Divulgação

Divulgação

Foto do Rio Beberibe, feita pela aluna Chintia.

Serviço:

Exposição do projeto ‘Reconhecer para Preservar – Terreiro da Nação Xambá’
Quando: quarta-feira, 15 de junho
Horário: a partir das 15h
Local: Escola Estadual Padre Francisco Carneiro (Rua Alta Macedo, s/nº, Bairro de São Benedito – Olinda)
Acesso gratuito

< voltar para home