Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Projeto Roteiros PE convida para passeios culturais gratuitos

Visita guiada Roteiros PE desvenda cultura pernambucana

O projeto cultural Roteiros PE está com inscrições abertas para novos passeios pelo patrimônio cultural do estado. Neste sábado e domingo, 6 e 7 de maio, os roteiros vão contemplar equipamentos culturais de Recife, Olinda, Igarassu, Itamaracá e Goiana.  As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através do e-mail cataventocriativo@gmail.com. Roteiros PE é mais uma ação cultural que conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Divulgação

Divulgação

Vila Velha, em Itamaracá, é um dos pontos do trajeto

Segundo a produtora Sandra Silva, as visitas guiadas fazem parte de uma série de ações que ajudam a divulgar a plataforma digital Roteiros PE, que traz o cidadão para perto da riqueza cultural e arquitetônica presente nos municípios pernambucanos, beneficiando um segmento que é de extrema importância para a identidade do estado. “Possuímos um acervo material, imaterial e humano que carece de estratégias que contemplem todo o público. E quando eu falo em todos, quero enfatizar o fato de que as pessoas com deficiência também têm direitos culturais que deveriam ser tratados com mais atenção. Seja com intervenções estruturais para a circulação, informação em braile e educadores que possam utilizar LIBRAS”, afirma Sandra. Os passeios contarão com intérprete de LIBRAS, possibilitando a participação de pessoas surdas.

arte/divulgação

A iniciativa já promoveu ações de formação para agentes culturais que desejam ampliar o acesso do público às manifestações culturais e espaços e atividades artísticas. Esta segunda etapa vai conscientizar o público sobre o valor do patrimônio cultural, apontar os pontos fortes de cada lugar e instigar possíveis soluções no acesso ao patrimônio histórico. “Acredito que assim podemos fortalecer o orgulho a respeito de nossa história e despertar o sentimento de cuidado e fiscalização para com o nosso acervo, que não pode se perder. É a nossa memória que está em jogo”, convida Sandra.

Os interessados em participar das visitas devem informar, por e-mail, nome completo, idade e telefone de contato. Pessoas surdas também devem comunicar esta característica no ato da inscrição.

Serviço:
Visita guiada – Roteiros PE
Data: 06 de maio (Recife e Olinda), 07 de maio (Igarassu, Itamaracá e Goiana)
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail cataventocriativo@gmail.com
Mais informações:  (81) 9.9591.5154

< voltar para home