Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Quatro festivais movimentam setembro: Animage, PalhAçaria, Conte Outra Vez, Play The Movie

Os eventos tem incentivo do Funcultura e fomentam diversas linguagens artísticas.

Circo, audiovisual, literatura e música ganham destaque neste mês de setembro no Recife. Quatro festivais difundem diferentes linguagens artísticas, com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. O  festival PalhaçAria tem programação com espetáculos de palhaças (isso mesmo, somente mulheres) de várias partes do mundo. Já o 6ºAnimage é dedicado especialmente a animação e também traz produções internacionais. Em seguida, vem o 3º festival Conte Outra Vez com foco na contação de histórias, incluindo música e artes cênicas. Finalizando o mês, a 8ª edição mostra Play The Movie exibe filmes com temática musical e promove cine-concertos com bandas tocando ao vivo durante a projeção de imagens na tela. Além das atividades de difusão, os festivais contemplam a formação cultural, realizando oficinas, workshops de debates.

Juan Salvarredy

“Mabel, Uma História Musical”, de Maby Salerno (Argentina).

2º PalhaçAria – Festival Internacional de Palhaças do Recife
O evento é bienal e traz palhaças de várias partes do mundo – Brasil, Áustria, Japão, França, Espanha e Argentina. A maioria das apresentações é solo e para um público maior de 14 anos. Na quinta (18), a atração no Teatro de Santa Isabel é a palhaça Anna de Lirium (Áustria), que no espetáculo está em um estúdio de gravação esperando pela chegada do produtor. Enquanto espera, ela começa a dormir e a sonhar, com números musicais e coreográficos surpreendentes. Na sexta (19), nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, serão apresentados os espetáculos “Paraíso na Terra”, de Elke Maria Riedmann (Áustria) e “Spaguetti”, do grupo Seres de Luz Teatro e Lily Curcio (SP), com participação de Vanderléia Will (SC). No sábado (20), o festival termina com “Mabel, Uma História Musical”, de Maby Salerno (Argentina), no Teatro Apolo. O festival é realizado pela Cia. Animée, com o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.
Datas: de 13 a 20 de setembro
Locais: Teatros Apolo, Hermilo Borba Filho, Santa Isabel
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) – à venda 1h antes de cada sessão na própria bilheteria dos teatros.
Informações: contatopalhacaria@gmail.com

Animage/Divulgação

“Ernest Et Celestine” do trio belga Stéphane Aubier, Benjamin Renner e Vincent Patar

6º Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco
Mostra competitiva de curtas, exibição de longas-metragens e sessões temáticas homenagem ao centenário animador escocês Norman McLaren, seleção do Festival Internacional de Ottawa e Mostra Erótica) fazem parte da programação do festival. O foco é no cinema de animação de autor, com as mais diversas técnicas e abordagens. No Cinema São Luiz serão exibidos os longas “Até que a Sbornia nos Separe”, de Otto Guerra; o “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu; “Ernest Et Celestine” do trio belga Stéphane Aubier, Benjamin Renner e Vincent Patar; “CHEATIN”, do norte-americano Bill Plympton, e “Sinfonia Amazônica”, primeiro longa-metragem de animação brasileiro, dirigido por Anélio Latini Filho. A programação ainda conta com duas exposições, oficinas e masterclasses com diretores.
Data: de 16 e 28 de setembro
Locais: Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundaj, Alto José do Pinho, Praça do Carmo (Olinda), Parque da Jaqueira, Portomídia, Hospitais IMIP e Barão de Lucena.
Entrada gratuita
Informações: http://www.animagefestival.com

Conte outra vez/ Divulgação

Grupo Cordelândia

3º festival Conte Outra vez
Os espetáculos de contação de histórias e shows musicais do festival prometem encantar crianças e adultos. Com o tema “A Magia da Tradição Oral”, a programação reúne apresentações dos grupos e companhias Cordelândia (PE), Nóis na Mala (SP), Zumbaiar (PE), Historietas Cantadas (SP), Mafagafos (SC) e das artistas-contadoras de histórias Rosana Mont’Alverne (MG), Mariane Bigio (PE), Ana Luiza Lacombe (SP) e Ana Carolina Lemos (PE). O encerramento  fica por conta do famoso grupo Mawaca (SP). O festival ainda realiza workshops e debates com o objetivo de contribuir para a capacitação de artistas contadores, estudantes e amantes do universo da literatura. O evento é realizado pelo grupo O Tapete Voador e tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
Datas: de 21 a 28 de setembro
Locais: Teatro do IMIP, Centro Cultural Correios, NACC, Barchef e Vila 7.
Entrada gratuita
Informações: www.festivalconte.com.br

Play the movie/ Divulgação

“Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, de Daniel Talento

8ª Mostra Play The Movie
Os filmes “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, do diretor Daniel Talento, “Música Serve Pra Isso – Uma História dos Mulheres Negras”, de Bel Bechara e Sandro Serpa, são algumas da obras audiovisuais com temática musical que estreiam no Recife durante a Mostra Play The Movie. Na programação estão ainda longas e médias metragens franceses como “Glenn Gould – Além do Tempo” (Dir: Bruno Monsaingeon, 2004), “Desert Blues” (Dir: Michel Jaffrenou, 2006) e “A Rima e a Razão” (Dir: Francis Guibert, 1992). A Mostra é realizada no Cinema São Luiz e faz parte do festival No Ar Coquetel Molotov. O projeto tem o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco, e apoio cultural da Cinemateca do Consulado Geral da França.
Data: de 30 de setembro a 03 de outubro
Local: Cinema São Luiz – Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife.
Informações: www.coquetelmolotov.com.br | www.facebook.com/noarcm

< voltar para home