Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Rádio Matraquinha difunde literatura e música para crianças

O cantor e compositor Bruno Lins é o entrevistado do primeiro programa.

Em clima de festa junina, a Rádio Matraquinha estreia neste sábado (20/06), às 11h, na Rádio Folha de Pernambuco (96,7 FM). O programa traz literatura, música e informação para crianças de todas as idades. A cordelista Mariane Bigio, do Cordel Animado, a cantora Vanessa Oliveira, d´ A Bandinha, e a jornalista Cláudia Bettini, do site Corujices.com estão a frente do projeto, que tem o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

O projeto prevê a veiculação de 52 programas, sempre aos sábados, das 11h ao meio-dia. As realizadoras do programa já contam com experiência anteriores com o público infantil e se uniram para dar vida a Rádio Matraquinha. Mariane é responsável pela contação de histórias e divide a locução do programa com Cláudia, que traz a famosa agenda do corujices, informando as opções de atividades para crianças no final de semana. Vanessa Oliveira está à frente da escolha do playlist musical, criação da abertura e vinhetas do programa.

Cada sábado será apresentado um tema diferente para a criançada ouvir junto com a família. O primeiro sobre Festas Juninas traz, em cordel, a história “Lampião Lá do Sertão”, de autoria de Mariane Bigio, com sonoplastia e trilha sonora, produzida especialmente para chamar atenção das crianças. A programação também traz músicas, de diversos compositores, e uma entrevista com o cantor, compositor e poeta Bruno Lins, que além da Banda Fim de Feira, participa de dois projetos infantis: Meu Cordel, meu Cordelzinho, e Forró do Miudinho.

Entre outros temas na pauta da Matraquinha: brincadeiras, chuva, futebol, rádio, Monteiro Lobato, Ariano Suassuna. O objetivo é sempre enriquecer o imaginário infantil, sem subestimar a compreensão das crianças, e valorizando a linguagem do lúdico para criar a proximidade com os pequenos e a família inteira.

A cordelista Mariane Bigio e a jornalista Cláudia Bettini comandam o programa, junto com a cantora Vanessa Oliveira.

Presente também nas redes sociais, a Rádio Matraquinha, conta com a participação do público infantil como diferencial do programa. Através do facebook e instagram, pais e mães serão convidados a gravar seus filhos e enviarem por email para que os pequenos tenham a oportunidade de ouvir suas vozes no rádio. A ideia é estimular que eles cantem, declamem poesia, poemas, perguntem, expressem o que gostam de ouvir e o que querem falar para o mundo.

Além da transmissão via Rádio Folha, o programa também será retransmitido nas sextas-feiras pela Rádio Comunitária Estação Jovem, de Lagoa dos Gatos – PE (87,9 FM), das 13:30h às 14:30h. Cada um dos três blocos da Rádio Matraquinha também será hospedado, após a veiculação nas rádios, no site corujices.com para ser acessado de qualquer lugar do país.

Serviço:
Rádio Matraquinha
Sábados, das 11h às 12h
Rádio Folha de PE (96,7 FM)

< voltar para home