Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Recife e Pesqueira recebem lançamento de catálogo sobre renascença

Obra, que será distribuída gratuitamente durante os lançamentos, foi incentivada pelo Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Foto: Andrea Franco/divulgação

Foto: Andrea Franco/divulgação

A confecção da renda Renascença é um dos assuntos atrativos do catálogo.

Reunindo em detalhes o desenvolvimento da renda Renascença no Agreste, desde o seu surgimento até o processo de modernização, a socióloga e produtora cultural Tereza Franco estará lançando neste sábado (2), na cidade de Pesqueira, o catálogo ‘Renascença – PE’. A obra, que também terá lançamento no Recife na próxima segunda-feira (4), foi incentivada pelo Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, tendo a distribuição gratuita de mil exemplares durantes os dois eventos.

Composto pela história iniciada no município de Poção, o catálogo aborda a cadeia produtiva da renda, relacionada com as condições de trabalho de artesãs pernambucanas. “Para o catálogo, foram entrevistadas cerca de 50 rendeiras de Pesqueira, além de marcas da região e estilistas pernambucanos que trabalham com a renda Renascença em suas criações. A história da arte em Pernambuco também agrega curiosidades envolvendo sua extensão pelo Agreste Central e estados nordestinos, como a Paraíba”, explicou Tereza Franco.

“Meu interesse em catalogar a arte, deu-se pelo fato de ser uma apaixonada pela forma como as peças são produzidas. Não sei fazer, tenho apenas experiência com bordados. Mas, a paixão pela renda renascença surgiu durante idas a feiras realizadas em Pesqueira, por isso senti a necessidade de saber de forma mais aprofunda sobre o processo de confecção”, destaca a socióloga. O catálogo também reúne ensaios fotográficos, proporcionando visibilidade aos pontos utilizados pelas rendeiras em suas confecções.

Tendo por base o período de iniciação da arte no estado, pelos anos de 1930, a renda Renascença é considerada uma das principais atividades econômicas de Pernambuco, especialmente por ser mantida de forma atrativa com as diversas dinâmicas que envolvem o mercado de moda local.

Serviço:
Lançamentos do catálogo ‘Renascença – PE’
- Em Pesqueira
Quando: sábado, 2 de abril
Horário: às 18h
Local: Academia Pesqueirense de Letras (Praça Comendador José Didier, s/nº – Centro – Pesqueira)
- No Recife
Quando: segunda-feira, 4 de abril
Horário: às 19h
Local: Orbe Coworking (Av. Dantas Barreto, nº 324, Edifício Pernambuco, 8º andar – Santo Antônio – Recife)
Acesso e distribuição gratuitos

< voltar para home