Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Recifest 2015 abre inscrições para oficinas

Atividades são gratuitas e contam com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Divulgação

Divulgação

Evento acontece de 17 e 21 de novembro, no Cinema São Luiz.

Com informações da assessoria

Chegando a sua terceira edição, o Recifest – Festival de Cinema de Diversidade Sexual e de Gênero, estará realizando entre os dias 17 e 21 de novembro, no Cinema São Luiz, programação com exibições e competições envolvendo temáticas ligadas à homossexualidade, em produções locais e nacionais. A partir desta quarta-feira (21), até o dia 2 de novembro, o evento está com inscrições abertas para três oficinas gratuitas, destinadas ao público maior de 15 anos. As atividades formativas possuem apoio do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Entre as opções oferecidas, a Oficina de Cineclubismo possui a carga horária total de 16 horas-aula, e será ministrada entre os dias 9 e 13 de novembro, no espaço Contemporâneo, sempre a partir das 14h, com facilitadores ligados à Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC). Para o curso, que irá abordar a história do cinema desde sua fundação, até a prática de cineclubes no Brasil, estão disponíveis 25 vagas.

Na Oficina Transfilme, que também será realizada no espaço Contemporâneo, entre os dias 9 e 13, a partir das 14h, 20 vagas estão disponíveis, mas apenas maiores de 18 anos podem se inscrever. A atividade, que possui a carga horária de 20h-aula, tem como facilitador o jornalista, mestre em cinema, doutor em letras e PhD em antropologia visual, Almir Guilhermino da Silva. O curso visa permitir a construção de um esboço de documentário de forma sinestésica e lúdica, a partir da entrevista com transexuais.

E a oficina O Cinema LGBTT pós-Stonewall, acontece entre os dias 12 e 13 de novembro, com um total de 7 h-aula, no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O local possui capacidade para mais de 300 participantes. No curso, o jornalista e crítico de cinema Christian Petermann, irá apresentar aos alunos obra e linha de trabalho dos principais cineastas que, a partir da virada dos anos 1960/70, respondem pelas mais importantes representações do personagem homossexual em longas-metragens de ficção.

Para a inscrição, tendo em vista o número de vagas disponíveis em cada atividade, o processo seletivo solicita que o interessado envie um texto composto por no máximo cinco linhas, explicando as razões em participar da oficina de sua preferência. A redação deve ser enviada para o e-mail: recifestsite@gmail.com .

Oficinas:

- Transfilme
Local: Contemporâneo (Rua da Moeda, 170, sala 101 – Bairro do Recife)
Capacidade: 20 pessoas
Faixa etária: a partir de 18 anos
Quando: 09 a 13 de novembro (segunda a sexta)
Carga Horária: 20h/aula

- Cineclubismo
Local: Contemporâneo (Rua da Moeda, 170, sala 101 – Bairro do Recife)
Capacidade: 25 pessoas
Faixa etária: a partir de 15 anos
Quando: 09 a 13 de novembro
Carga Horária: 16h
Horário das aulas: A partir das 14h

- O Cinema LGBTT pós-Stonewall
Local: Ministério Público de Pernambuco (Av. Visconde de Suassuna, 99, Boa Vista, Recife)
Capacidade: O auditório possui capacidade para mais de 300 pessoas
Faixa etária: maiores de idade
Quando: 12 e 13 de novembro
Carga Horária: 7 horas
Horário das aulas: 14h às 18h

< voltar para home