Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Recifusion promove o graffiti com artistas nacionais e internacionais

Festival reúne 64 artistas de 7 países e celebra a presença feminina na arte urbana.

Rafaella Ribeiro / Recifusion

B. Girl Rany Hilston, do RecBeatsCrew.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Recifusion irá colorir e a agitar as ruas do Recife com muito graffiti e hip hop. Este ano o festival tem o tema “Conquistando Espaços, Fortalecendo o Traço” lembrando o mês da mulher e a crescente presença feminina na arte urbana. O evento começa nesta segunda-feira (23/03) e segue até domingo (29/03), com workshops, roda de diálogo, intercâmbio cultural, shows e produção de graffiti. Este ano são 64 artistas participando do festival, de 7 países diferentes e 13 estados brasileiros e do Distrito Federal. O Recifusion é uma realização do 33CREW, com produção da Caramiolas, e o incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Confira a programação completa no site www.recifusion.com

De Pernambuco, foram selecionados dez graffiteiros. Entre os que vem de outros estados, há artistas de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba e São Paulo. Entre os internacionais, o evento terá participações de artistas do México, Espanha, Uruguai, Canadá, Chile, Equador e Argentina.

Recifusion / Divulgação

Nando Zevê é um dos representantes do graffiti de Pernambuco.

Pela primeira vez na história do festival, artistas convidados participarão de uma residência artística onde poderão trocar experiências. O encontro acontece a partir desta segunda-feira (23/03) até sexta-feira (27/03), no Espaço Fonte, no 4º andar do Edf. Pernambuco, no Bairro de Santo Antônio, centro do Recife. A proposta da atividade é oferecer aos envolvidos tempo e suporte para reflexão, pesquisa, produção e estímulo a coletividade através de diálogos interdisciplinares. Os participantes serão estimulados a utilizar novos materiais e a experimentar uma liberdade criativa fora da rotina. O público interessado também poderá visitar o espaço e interagir com os participantes na terça-feira (24) e na quarta-feira (25). Para isso, é necessário fazer agendamento da visita através do e-mail direcao@recifusion.com.

Nesta segunda-feira (23/03), serão iniciados os workshops, todos ministrados por mulheres: Laboratório de Aquarela, com Simone Mendes (PE), Iniciação Gráfica, com Gi Vatroi (PE), Mapeamentos Afetivos, com Dani Guerra (PE) e Juliane Xavier (PE) e Como promover sua arte nas Mídias Sociais, com Myrian Isis (PE). As inscrições e a seleção dos participantes foram encerradas.

Rafaella Ribeiro / Recifusion

Graffiteira Miulky faz parte da crescente presença feminina na arte urbana.

Na sexta-feira (27/03), haverá uma Roda de Diálogo com as graffiteiras Priscila Lima (Witch – PB), Andreza Cintra (Deza – AL), Lídia Soares (Viber – MG), integrantes do Cores Femininas (PE) e Lara Buitron (PE), militante do movimento feminista. A roda é aberta a participação de homens e mulheres, as convidadas terão o papel de dinamizar e mediar a troca de ideias.

A Culminância Multicultural do Recifusion acontece nos dias 28 e 29 de março, a partir das 10h. Na ocasião, os graffiteiros irão produzir painéis na Av. Oliveira Lima, na Boa Vista, ao lado do antigo Colégio Nóbrega. Simultaneamente, no mesmo local, o público poderá conferir batalhas de MC’s, break dance, apresentação de DJs e shows. Entre os destaques musicais, estão Gutierrez (RJ), DJ Lala K (PE) e Marechal (RJ).

Serviço
7º Recifusion – Festival Internacional de Graffiti
De 23 a 29 de março
Site: www.recifusion.com
www.facebook.com/Recifusion

< voltar para home