Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Revista “A Geometria da Cidade” será lançada no Espaço Pasárgada

O lançamento da publicação, que conta com incentivo do Funcultura, será na próxima sexta-feira (23), às 19h30

Linda Nogueira/Divulgação

Linda Nogueira/Divulgação

A publicação, que conta com incentivo do Funcultura, contém fotos e poesias sobre o Recife, assinadas por Linda Nogueira e Fred Caju

O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, sedia na próxima sexta-feira (23), às 19h30, o lançamento da revista A Geometria da Cidade. A publicação, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura, reúne 65 fotografias de Linda Nogueira e 14 textos poéticos do escritor Fred Caju.

Ao longo das páginas da publicação, podemos ver imagens de vários espaços emblemáticos da capital pernambucana, como o Cais do Sertão, a Casa da Cultura, a Capela Dourada, o Parque Dona Lindu, o Edifício Holiday, o Estádio do Arruda, o Cais José Estelita, o Mercado de São José, o Metrô do Recife, o Teatro de Santa Isabel, a Rua da Ruda, os bairros de Boa Viagem, Casa Amarela e do Recife Antigo, o Museu do Trem, a Ponte de Ferro, a Passarela do Aeroporto e o TIP. O objetivo da revista é conduzir o olhar do leitor a monumentos, paisagens e pontos turísticos do Recife, retratados nas imagens do ensaio, sem esquecer de problematizar, através da linguagem poética, a interferência do ser humano no espaço urbano.

Já Linda Nogueira destaca que a ideia da publicação surgiu após uma temporada na Europa, na qual começou a fotografar uma série de imagens com foco nas edificações e monumentos que, de alguma forma, remetiam às formas geométricas. “Quando voltei ao Recife, passei a observar nos monumentos daqui os mesmos aspectos geométricos e resolvi criar uma série de fotos obedecendo a esse ponto de vista. ‘A Geometria da Cidade’ é fruto desse processo criativo e é, acima de tudo, um retrato de uma Recife transformada pelo caos e pelas mãos do homem, mas é também um espelho do que explode aqui dentro de que se reflete em tudo que vejo”, conta a fotógrafa, que é vencedora dos prêmios de Melhor Fotografia e Melhor Filme, com o curta Vazio, no Festival Internacional de Cinema Independente do Timor-Leste.

Um dos vencedores da última edição do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, o poeta Fred Caju conta que seus textos, feitos sob encomenda e especialmente para publicação, revelam um olhar diferente sobre a arquitetura e os espaços da cidade que, apesar de “selvagem”, é repleta de beleza. “Não entendo tanto sobre luzes e sombras ou os melhores ângulos das coisas. Mas sei que o Recife é uma cidade selvagem. Arrancar a beleza dela é necessário. Urgente”, conta o autor.

A revista será vendida a R$ 10, durante o lançamento. Parte das revistas será distribuída a instituições públicas do Estado, como escolas, bibliotecas e espaços culturais.

Serviço
Lançamento da Revista “A Geometria da Cidade”
Quando: 23/3 (sexta-feira), às 19h30
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Preço da revista: R$ 10

< voltar para home