Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Revista Outros Críticos debate o improviso na nova edição

Publicação é lançada com debate e jam session nesta quarta-feira (22).

A revista Outros Críticos traz como tema da sua 5ª edição “O improviso como forma”. A publicação é lançada nesta quarta-feira (22), às 19h, no Orbe Coworking, no centro do Recife. Como é de costume, o lançamento conta com debate seguido de apresentação musical, desta vez jam session. Os convidados são os músicos Areia (baixista no Arei, Grupo de Música Aberta e Mundo Livre S/A), Hugo Medeiros (baterista da banda Rua), Luciano Emerson (saxofonista) e Bruno Vitorino (baixista do Nebulosa Quinteto). Como Vitorino, também é crítico musical na revista Outros Críticos e no blog Variações para 4, será o responsável pela mediação do debate. A entrada no evento é gratuita. A revista é vendida por R$ 10.

Editada por Carlos Gomes com projeto gráfico de Fernanda Maia, a publicação é lançada com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo do estado de Pernambuco. Ainda conta com o apoio da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, Corujas, Jacaré Vídeo, FacForm Gráfica e AltoVolts.

A publicação começa com um artigo sobre a improvisação como preceito para a liberdade, além de um texto sobre o workshop do baterista Paal Nissen-Love sobre o improviso, realizado no Rio de Janeiro. Esta edição também conta com artigos de Karol Pacheco, Bruno Vitorino, Bernardo Oliveira e Marcus Fernandes. O artista convidado é Raoni Assis, que cedeu alguns de seus trabalhos para ilustrar a capa da revista e matérias.

Com a voz dos músicos, a Outros Críticos delineia o tema nas seções :”crítica de boteco”, com Helder Vasconcelos (ex-Mestre Ambrósio) e mediação de Rodrigo Édipo (MI) e Carlos Gomes (Outros Críticos); “opinião,” com depoimentos dos músicos Vitor Araújo, Guilherme Kastrup, Marcelo Cabral (Passo Torto), Renata Rosa, Rodrigo Samico (Saracotia), João Paulo Albertim, Sérgio Cassiano e Maíra Macêdo (Choro Brasil), e resenhas dos discos de Romulo Fróes (por Marina Suassuna), Lucas Santtana (por AD Luna) e Feiticeiro Julião (por Jeder Janotti Jr.).

Os demais artigos da edição abordam a oralidade do repente, dos rappers e poetas e o encontro entre a cultura popular e a pesquisa de novos sons para os instrumentos percussivos. Ainda contamos com entrevistas com Areia e Jam da Silva – que em breve lançarão em parceria duas faixas no projeto “Dois Sons” –, e coluna sobre o improviso escrita por Alessandra Leão.

SERVIÇO
Lançamento da revista Outros Críticos nº 05
Debate sobre “O improviso como forma” + jam session com os músicos Areia, Hugo Medeiros, Luciano Emerson e Bruno Vitorino
Data: Quarta-feira (22.10), às 19h
Local: Orbe Coworking – Av. Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edf. Pernambuco, Santo Antônio.
Entrada gratuita

< voltar para home