Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Revista Outros Críticos reflete sobre a integração das artes

A publicação é resultado de projeto incentivado pelo Funcultura.

Por: Flora Noberto

A revista Outros Críticos chega a sua quarta edição trazendo mais reflexão sobre a cena artística pernambucana. Desta vez, a publicação é sobre o diálogo e a integração da música com outras linguagens artística. A revista ainda traz resenhas sobre os discos recém-lançados da Nação Zumbi, Rua e Mombojó e entrevistas com o músico Paes e o duo Nascinegro.

São 67 páginas com conteúdo preparado por um time de colaboradores dedicado a ir além do que os jornais e sites propiciam cotidianamente. A ‘orquestração’ é do editor Carlos Gomes ao lado da designer Fernanda Maia. Além do conteúdo extenso, o design é um dos diferenciais da publicação, que sempre agrega criações de artistas visuais da cidade. Desta vez, os textos são acompanhados pelas obras do projeto Gráfica Lenta, que realizou residência artística e exposição na Galeria Maumau com a participação de Maurício Castro (autor da capa da revista), Maurício Silva, Isabela Stampanoni, Simone Mendes, Moacyr Campelo, Gregório Vieira, Rinaldo Silva, Zé Paulo, Beatriz Melo e Daaniel Araujo. A publicação Outros Críticos é bimestral e tem o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, para a produção de seis edições.

A iniciativa de fomentar o debate e a visibilidade dos artistas (principalmente os que ainda estão fora do grande mercado) extrapola as páginas da publicação em seu evento de lançamento.  A cada edição, um novo tema, uma troca de ideias e um pequeno show. “A gente era conhecido pelo site, mas a dinâmica da revista é bem diferente. A gente teve a ideia de fazer um lançamento com debate e percebemos uma recepção boa da revista. A Outros Críticos é bem caprichada para durar muito, a revista é quase um livro, as entrevistas são longas. Então, a gente espera que as pessoas possam querer ler de novo anos depois”, conta Carlos Gomes, que consegue diversos apoios e parcerias para incrementar o projeto. Esta edição conta com fotografia de Renata Pires e os apoios da AESO – Barros Melo, Orbe Coworking, A Firma, Corujas, Jacaré Vídeos, FacForm Gráfica e AltoVolts.

Nesta sexta-feira (29), a conversa no evento de lançamento será com os músicos Tomaz Alves e Mateus Alves e com o poeta José Juva, que irão contar sobre suas experiências artísticas na música, cinema, literatura e artes visuais. O jornalista AD Luna mediará o debate. Em seguida, o público poderá conferir as apresentações do músico Paes e do duo Nascinegro, esse formado por Claudio Nascimento e Carlos Montenegro. Os artistas foram os escolhidos para o projeto “Dois Sons”, iniciativa paralela à revista que lança músicas online. Quem quiser pode escutar as duas faixas no site outroscriticos.com. O evento acontece no Orbe Coworking, a partir das 19h, com entrada gratuita. A revista é vendida por R$ 10.

De acordo com o editor, enquanto o site tem em média 300 visitantes únicos por dia, às vezes com picos de mil acessos, a revista bimestral tem tiragem de apenas 300 exemplares uma comercialização lenta. Na avaliação do próprio Gomes ainda há uma lacuna na distribuição. “Conseguimos fazer a revista, mas não temos muita perna para a distribuição. Deixamos para vender somente em três locais – Passa Disco, Orbe Coworking e Casa do Cachorro Preto”, explica.

Marina Sobral

Marina Sobral

Claudio Nascimento e Carlos Montenegro formam o duo Nascinegro, convidado do projeto Dois Sons.

No entanto, é inegável a importância da publicação para a vida cultural do estado, principalmente da capital, por ‘dar voz’ a artistas e pensadores da criação artística.  Na seção “Crítica de Boteco”, há sempre uma transcrição de uma longa conversa sobre o tema da revista. O leitor se sente dentro da roda de opiniões espontâneas, típicas de mesa de bar. “Eu penso muito sobre todas as questões do cenário musical e artístico em geral. A gente procura pensar criticamente. O objetivo não é contribuir (para a cena musical), mas refletir, e aí a gente pode acabar contribuindo de alguma forma. A voz dos músicos e dos artistas em geral é pouco ouvida. Normalmente, os músicos dão entrevistas sobre os seus trabalhos, uma fala mais descritiva. A gente quer que os músicos tenham uma voz crítica”.

CONTEÚDO – Na quarta edição – “Artes Integradas”, os artigos são assinados por Júlio Cavani, Ana Luisa Lima, José Juva, Fernanda Maia, Karol Pacheco e Raquel Monteath e resenhas dos discos da Mombojó (por Marina Suassuna), Nação Zumbi (por AD Luna) e Rua (por Bruno Vitorino). A seção “crítica de boteco” teve como convidados Conrado Falbo (Coletivo Lugar Comum) e Raoni Assis (A Casa do Cachorro Preto) e mediação de Rodrigo Édipo (MI) e Carlos Gomes (Outros Críticos). A revista traz ainda depoimentos dos músicos Benjamim Taubkin, Adiel Luna e César Lacerda, da dançarina e pesquisadora Liana Gesteira, e do cineasta Neco Tabosa.

SERVIÇO
Lançamento da revista “Outros Críticos” nº 04 – Artes integradas
Debate sobre o tema com Tomaz Alves, Mateus Alves, José Juva e AD Luna
Pocket Show com Paes e Nascinegro
Data: 29/08, às 19h
Local: Orbe Coworking (Av. Dantas Barreto, 324, 8º andar do Edf. Pernambuco)
Entrada gratuita
A revista será vendida no local por R$ 10

< voltar para home