Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Revista Pajeuzeiro lança 3ª edição no Sertão pernambucano

Publicação distribuída gratuitamente no Sertão do Pajeú conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

Circulando gratuitamente desde março de 2016 em escolas públicas, bibliotecas e centros comunitários de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Triunfo e demais cidades que constituem o Sertão do Pajeú, a Revista Pajeuzeiro, primeiro suplemento dedicado à cultura popular e tradicional da região, chega à sua 3ª edição neste mês de janeiro. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, a publicação com tiragem de mil exemplares possui como destaque de capa uma entrevista especial com a professora e pesquisadora triunfense Diana Rodrigues, que aborda história e memória, vida e morte, e a preservação da cultura na região.

“Outro destaque desta edição é o ‘Papo de Boteco’ com a atriz Odília Nunes, de Afogados da Ingazeira. Formos ao sítio Minadouro, localizado na zona rural do município, especialmente para conhecer o seu lugar e falar sobre sua arte”, adiantou William Tenório, produtor executivo da revista. “A publicação está tendo uma aceitação bastante abrangente, reunindo pautas de diversas localidades do Sertão do Pajeú e pretendemos lançar a 4ª edição já no mês de fevereiro”, comentou William.

Entre as reportagens produzidas especialmente para o início de ano, envolvendo o artesanato do Sertão do Pajeú, a revista contempla uma conversa com as mulheres da cooperativa Art’s Barro, localizada no município de Brejinho, e seu Jonas, de Iguaraci, que trabalha talhando madeira e produzindo personagens conhecidos como retirantes.

“Na coluna ‘Vale a pena conhecer…’, o poeta e professor Genildo Santana nos apresenta o músico Moacir Santos que nasceu em Serra Talhada, foi criado em Flores e depois ganhou o mundo. Na divisa entre os municípios de Afogados da Ingazeira e Carnaíba um grupo de jovens tenta manter viva a tradição dos mais velhos, estivemos na comunidade rural do Santo Antônio II para conhecer o grupo de Reisado dos Vieras”, ressaltou William. A publicação também possui distribuição gratuita em eventos culturais realizados na região. Confira mais detalhes no site:  www.revistapajeuzeiro.com.br

< voltar para home