Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Rodada de negócios fortalece mercado do artesanato pernambucano

“Faz e Mostra” acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Recife, com incentivo do Governo de Pernambuco

Divulgação

Divulgação

Projeto reúne empreendedores criativos em atuação no estado

Com informações da Assessoria

Quando um arquiteto, lojista ou designer imagina um projeto especial de peça para a composição de uma fachada, um ambiente, um ponto de venda, a que tipo de parceria pode recorrer para viabilizar essa ideia? A partir da compreensão de que o contato direto com artesãos é a resposta a essa pergunta, a designer Cecília Pessôa idealizou o Faz e Mostra – Mercado Do Artesanato Em Pauta, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Espaço de Eventos do Paço Alfândega. O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Quarenta artesãos e grupos produtivos do artesanato pernambucano foram convidados a participar do projeto, que conta com a curadoria de Ticiano Arraes. Seus produtos serão apresentados a arquitetos, designers de moda e produto, profissionais de áreas afins, assim como a lojistas especializados. Não haverá comercialização no local, pois trata-se de uma rodada de negócios futuros com o objetivo promover a articulação direta com artesãos, a fim de que possam ser demandados para projetos especiais a partir dos seus talentos, técnicas e capacidade de produção.

Divulgação

Divulgação

Cecília Pessoa é a idealizadora do projeto

Em momentos reservados aos artesãos, o Faz e Mostra também pretende propiciar a reflexão acerca de temas importantes prioritariamente para quem produz e comercializa o próprio artesanato. Assim, serão realizados bate-papos com os designers Tibério Tabosa e Kátia Avelar sobre o cenário do artesanato e seus desafios na contemporaneidade para valorização da tradição do fazer manual em Pernambuco. Entre as temáticas de reflexão estão: negócios criativos e em rede, empreendedorismo, novas tecnologias, identidade e união entre design e artesanato.

Cecília Pessôa explica que “um dos principais benefícios desta iniciativa para a cadeia produtiva do artesanato é a preparação de cenários futuros de redes baseadas em inovação e sustentabilidade. Para tanto, será necessário estimular os grupos artesanais a desenvolverem novas práticas de venda e negócios criativos, aumentando o sentido de pertencimento e autoestima entre todos os atores envolvidos”.

SERVIÇO

Faz e Mostra – Mercado Do Artesanato Em Pauta
Rodada de Negócios
Espaço de Eventos do Paço Alfândega – 3º piso
12 e 13 de Dezembro de 2017, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas no local

< voltar para home