Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

São Luiz recebe a 5ª edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion

A abertura será nesta terça-feira (24), às 19h30, com a estreia do filme "Little from the fish shop", do diretor tcheco Jan Balej

Divulgação

Divulgação

51 filmes, de 23 países, integram a programação do Stop Motion

Começa nesta terça-feira (24), o 5º Festival Internacional Brasil Stop Motion, que fará a estreia sul-americana do longa Little From The Fish Shop, do diretor Jan Balej (República Tcheca), grande homenageado dessa quinta edição do festival. A abertura será no Cinema São Luiz, às 19h30, com acesso gratuito. O evento, que conta com incentivo do Funcultura, terá sua mostra competitiva também no São Luiz, de quarta (25) a sexta-feira (27), sempre a partir das 19h30, e, no sábado (28), apresenta sua Mostra Infantil, às 17h. Todas as sessões são gratuitas. Neste ano, o festival recebeu 275 filmes de 46 países. Desses foram selecionados 51, de 23 países.  Confira aqui a programação completa.

Atividades
Durante o Brasil Stop Motion, serão exibidos filmes nacionais e internacionais  e haverá uma sessão com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão e público em geral. A Mostra com Audiodescrição será no Cinema do Museu, em Casa Forte, no dia 25, às 15 horas. As oficinas (para iniciantes, profissionais, crianças e pessoas surdas) e a master class serão realizadas na Universidade Católica de Pernambuco. A Mostra Infantil conta com um júri de 25 crianças de 10 a 11 anos, do quinto ano, da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, em Santo Amaro.

Homenageado
O diretor tcheco Jan Balej – homenageado do Brasil Stop Motion 2015 – é também animador, roteirista e ilustrador. Lançará seu novo longa Malá z rybárny (Little from the fish shop) na abertura do festival, sendo a primeira vez que o filme é exibido na América do Sul. Balej estará presente durante todo o encontro e irá ministrar uma master class, com tradução simultânea, para animadores e público em geral.

Jan Balej já conquistou diversos prêmios com seu primeiro longa Jedné noci v jednom městě (One night in one city), de 2007, entre eles o Grand Prix Monstra Lisboa, o Prêmio Especial Madrid, o Rouen- França, o Bilbao- Espanha, o Cristal Globo de Ouro em Teerã e o Prêmio de Leão Checa para o melhor projeto de 2007.

Formado pela Academy of Art and Industrial Design (UMPRUM), Jan Balej é membro da Academia de Cinema Europeia e da Czech Film and TV Academy. Em 2008, foi nomeado Chefe do Estúdio de Cinema e TV Gráficos em UMPRUM em Praga. Também é membro do Conselho Artístico Consultivo da Film and TV School of the Academy of Performing Arts (FAMU), em Praga.

< voltar para home