Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

São Luiz sedia abertura do 2º Recifest

A mostra, que conta com incetivo do Funcultura, contará com 39 filmes de 10 países em sua programação

O Cinema São Luiz, no Centro Recife, sedia nesta terça-feira (11), a partir das 19h30, a abertura da segunda edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual. O evento, pioneiro ao se dedicar à temática LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em Pernambuco, contará em sua programação, até sábado (15), com 39 filmes de 10 países. Os mestres de cerimônia serão o artista plástico Aslan Cabral e a promoter Maria do Céu. A curadoria das mostras competitivas é do diretor e roteirista Hilton Lacerda e da professora e diretora Alice Gouveia. A mostra traz neste ano a temática Família.

"São Paulo em Hi-Fi" abre o Recifest 2014, no dia 11

Documentário São Paulo em Hi-Fi abre o Recifest 2014

A cerimônia de abertura contará com um concerto da Orquestra de Sinos – Grupo Txaimus, do Departamento de Música da UFPE, regida por Flávio Medeiros. Logo após, será exibido o longa São Paulo em Hi Fi (Brasil, 2013), de Lufe Steffen, que resgata a era de ouro da noite gay paulistana, nas décadas de 1960, 70 e 80, a bordo das lembranças de testemunhas do período e trazendo à tona as casas noturnas que marcaram época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da Aids. Assim como todos os idealizadores dos filmes, Steffen marcará presença no primeiro dia do Recifest para apresentar/falar do seu documentário, que conta com os depoimentos do escritor João Silvério Trevisan, os jornalistas Celso Curi, Leão Lobo e Mário Mendes, além da transexual Gretta Starr e da drag queen Kaká di Polly.

Competição
Concorrem ao Troféu Rutílio de Oliveira (batizado com o nome do idealizador do Recifest) 25 curtas nacionais e pernambucanos, que serão eleitos por Júri Oficial formado pelos jornalistas e críticos de cinema Alexandre Figueirôa, Carol Almeida e Christian Petermann. Também serão entregues o Troféu Frida, concedido por alunos do curso de direito, ao prêmio ABD/Apeci, Fepec e ao 2º Prêmio Estadual “7ª Arte e Direitos Humanos”, concedido pela Secretaria executiva de Direitos Humanos / Centro Estadual de Combate à Homofobia.

Mostras especiais
Dando continuidade à parceria iniciada em 2013, o Festival Diversidade em Animação – DIV.A traz um programa especial de nove curtas em diversas técnicas, stop-motion ao 3D, de seis países. O festival acontece há seis anos no Rio de Janeiro. No mesmo dia será exibida uma mostra de quatro curtas estrangeiros, em parceria com o Rio Gay Festival. A seleção é do curador dos festivais, Alexander Mello.

Família e diversidade sexual
Dentro do tema Família, adotado pela segunda edição do festival, o movimento Mães Pela Igualdade será homenageado, e ainda terá uma exposição de fotos no mezanino do Cinema São Luiz. Na quinta-feira (13), às 9h30, haverá um debate com as professoras de direito Carolina Ferraz e Maria Rita Holanda, os diretores argentinos Rodolfo Moro e Marcos Duszczak, um representante do Ministério Público de Pernambuco e Dona Eleonora Pereira (Mães Pela Igualdade). Será na Rua Afonso Pena, 249 – Boa Vista.

Encerrando o festival, será exibido o longa documentário Famílias por igual, com a presença dos diretores, Rodolfo Moro e Marcos Duszczak. Nele, famílias compostas por dois homens ou duas mulheres, além de jornalistas, psiquiatras e advogados, são entrevistados sobre os direitos das famílias homoparentais.

Formação
O Recifest 2014 oferece duas oficinas gratuitas, que começam nesta segunda (10). O Drag Queen Curso é ministrado pelo ator Zecarlos Gomes e no Café Castro Alves (Santo Amaro); já na oficina de Figurino com Beto Normal, realizada no Memorial de Medicina de Pernambuco (Derby), os participantes criam figurinos para um roteiro sugerido pelo professor. O trabalho começa com leitura e decupagem de um roteiro, passando pela gênese dos personagens, orçamento, até chegar à criação e cartela de cores. As oficinas serão realizadas das 9h às 13h.

Mostra
Recifest é o primeiro evento pernambucano dedicado à temática LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Além dos filmes, a programação conta com oficinas, debate e homenagens.

De acordo com as organizadoras do evento, Rosinha Assis e Clara Angélica, a realização do Recifest surge como espaço para discutir o mundo contemporâneo. “Nesta segunda edição, os longas apontaram naturalmente para o documentário, o que particularmente nos encanta muito, pois são instrumentos importantes para o registro da memória. E neste arco de programação e de homenagem, a família surge como tema recorrente: os direitos, as conquistas, os avanços, as formatações. E o festival serve como canal para apresentar e amplificar essa realidade”.

Realizado pela Panela Produções Culturais e Associação Cultural Bondosa Terra, o Recifest conta com incetivo da Fundarpe/Governo de Pernambuco, através do edital de fomento do Funcultura Audiovisual.

Serviço
2º Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual
Quando: de 11 a 15 de novembro de 2014
Onde: Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Informações: www.recifest.com
Entrada franca

< voltar para home