Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Secult e Fundarpe com ações culturais na X Bienal do Livro de Pernambuco

O Governo de Pernambuco é parceiro do evento, que segue até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções

O Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe, está com uma programação especial durante a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Já a partir do sábado, 3 de outubro, uma série de atividades focadas no estímulo à leitura e na formação literária serão ofertadas ao público que comparecer ao Centro de Convenções, em Olinda.

Para o secretário de Cultura Marcelino Granja, “a Bienal é uma boa oportunidade para reafirmarmos o lugar estratégico que a literatura assume hoje na política cultural, não apenas no tocante à valorização dos nossos escritores, mas também na ampliação do acesso de toda a população ao livro e à leitura”.

Divulgação

Divulgação

Escambo de Livros e atendimento sobre Funcultura acontecem no estande

Debates, oficina, bate-papo com escritor premiado e escambo de livros estão entre as ações confirmadas. Performance de dança, exibições de vídeos e atendimento relativo ao Funcultura, completam o leque de atividades da gestão estadual durante o evento. Nos dias 7, 8 e 10 de outubro, técnicos do Funcultura estarão no estande da Secult/Fundarpe orientando os interessados no funcionamento e nas regras do Fundo Estadual, assim como no acervo de publicações e outros projetos já incentivados.

Confira abaixo a programação completa:

AÇÕES ESPECIAIS

Escambo de Livros
Leve um livro em bom estado e troque por outro no estande da Secult/Fundarpe. Livros religiosos ou didáticos não serão válidos para troca.

Atendimento Funcultura
Dias 7, 8 e 10 de outubro | Das 14h às 18h
Local: Estande Secult/Fundarpe
Orientações sobre funcionamento, regras e acervo do Fundo Estadual.

Livros Livres
Livros serão “esquecidos” em vários pontos da cidade. Leia-os e deixe-os em outro lugar público após a leitura.

SÁBADO, 3/10

Oficina Cartonera 
Voltada ao público em geral, escritores independentes, estudantes de designer e coletivos artísticos, a oficina ensina desde o princípio como montar uma editora independente, com conteúdo teórico e prático, com a participação de Patrícia Cruz Lima, André Arribas, Elisandro Damasceno e Jéssica Lima membros da Liga Cartonera.
Horários: 10h às 13h – Teoria | 14h às 17h – Prática
Local: Espaço Paulo Freire

18h – Poesia na Música
Mesa de debate sobre Poesia e Música com a participação dos cantores e compositores Isaar França e Adiel Luna, com mediação de Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secult-PE.
Local: Ascenso Café

19h às 21h – Exibição dos episódios da série de TV ‘Vulneráveis’ e debate com diretores do programa, que contou com incentivo do Funcultura
Local: Espaço Paulo Freire


DOMINGO, 4/10

17h – Performance de Dança – Escrita do Corpo, por Aline Bernardi
Local: Palco Além das Letras


SEXTA-FEIRA, 9/10

17h – Bate-papo com o escritor Carlos Gomes, vencedor do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura, com mediação de Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secult-PE.
Local: Espaço Paulo Freire


SEGUNDA-FEIRA, 12/10

17h – Lançamento do livro “O Mar de Fiote”, de Mariângela Haddad
Local: Ascenso Café

SOBRE A BIENAL
Realizada pela Cia. de Eventos e pela Ideação, a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem o benefício da Lei Rouanet – Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal e conta com o patrocínio do BNDES e Petrobrás. Além disso, tem o apoio institucional e cultural de diversas organizações como Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco e Secretaria de Cultura (Governo do Estado de Pernambuco), ANL – Associação Nacional de Livrarias, Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL (iniciativa do MinC com o MEC), Gabinete Português de Leitura, Pizzaria Atlântico, Módulo Containers, CBL – Câmara Brasileira do Livro (organizadora da Bienal do Livro de São Paulo), Libre e União Brasileira de Escritores – UBE.
Programação completa e mais informações no site do evento.

< voltar para home