Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Secult-PE/Fundarpe antecipa os resultados preliminares dos 14º e 15º Editais do Funcultura Audiovisual

Ao todo, 19 projetos foram pré-selecionados para o 14º edital e outros 95 no 15º Funcultura Audiovisual

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), antecipou a divulgação, neste sábado (18), dos resultados preliminares dos 14º e 15º Editais do Funcultura Audiovisual 2020/2021. De acordo com os calendários dos editais, os resultados seriam divulgados no dia 24 de setembro. Confira os detalhes abaixo:

14º Edital do Funcultura Audiovisual – O edital, que destinou recursos por intermédio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), registrou 90 inscrições de nove municípios pernambucanos, divididos em sete Regiões de Desenvolvimento (RD). Após a habilitação da fase documental, 84 propostas foram analisadas pelos Grupos Temáticos de Assessoramento Técnico, sendo 41 de Longa-metragem e 43 de Produtos para Televisão.

O processo de seleção consistiu em três fases: análise documental, análise de mérito e a defesa oral dos projetos. A última fase de seleção contemplou a realização de 37 entrevistas, com projetos das duas categorias. Ao final, 19 projetos foram selecionados nas categorias Longa-metragem (7) e Produtos para Televisão (12). Clique AQUI e confira o resultado preliminar do 14º Funcultura Audiovisual.

15º Edital Funcultura Audiovisual – O edital recebeu 536 inscrições, de 54 municípios pernambucanos, distribuídos por todas as 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Estado. Após a habilitação da fase documental, 419 propostas foram analisadas pelos Grupos Temáticos de Assessoramento Técnico, divididos nas seguintes categorias: Curta ou Média metragem (161, Pesquisa e Preservação (12), Difusão (28), Formação (33), Desenvolvimento do Cineclubismo (27), Revelando os Pernambucos (48), Games (1), Websérie/Webcanal (8), Desenvolvimento de Longa metragem (48), Finalização e Distribuição de Longa metragem (11), Desenvolvimento de Produtos para Televisão (28), e Obra Seriada de Curta Duração (12).

O processo de seleção consistiu em três fases: análise documental, análise de mérito e a defesa oral dos projetos. A última fase de seleção contemplou a realização de 137 entrevistas com projetos de todas as categorias, com exceção de Desenvolvimento de Cineclubes, Revelando os Pernambucos, Games e Websérie/Webcanal, cuja seleção dispensa essa etapa. Clique AQUI e confira o resultado preliminar do 15º Funcultura Audiovisual.

Ao final, 95 projetos foram selecionados nas seguintes categorias: Curta ou média metragem (24), Desenvolvimento do cineclubismo (12), Difusão (14), Formação (9), Games (1), Desenvolvimento de Longa metragem (3), Finalização e Distribuição de Longa metragem (7), Desenvolvimento de Produtos para Televisão (6), Obra seriada de curta duração (2), Pesquisa e preservação (3), Revelando os Pernambucos (12) e Websérie/webcanal (2).

ACESSIBILIDADE - Todos os projetos inscritos no 14º Funcultura Audiovisual preveem em seus orçamentos e cópias finais a inserção das seguintes modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD), Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras

Além desta exigência, o Edital estabeleceu critério de pontuação específico para projetos que possuem em sua equipe principal profissionais com mobilidade reduzida ou deficientes, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual, motora, intelectual ou múltipla.

Já o 15º Funcultura Audiovisual estabeleceu critérios de pontuação específicos para projetos que preveem a participação de Profissionais com deficiência (projetos que possuem em sua equipe principal profissionais com mobilidade reduzida ou deficientes, em suas múltiplas especificidades, seja auditiva, visual, motora, intelectual ou múltipla), além de se alinhar às regras da Ancine nas questões de Acessibilidade Comunicacional. Nesta edição, dos 536 projetos inscritos, cerca de 84% contam com recursos de acessibilidade comunicacional e dos 95 projetos aprovados, 86% preveem ações nesta área.

REGIONALIZAÇÃO - Para o 14º Funcultura Audiovisual, foram utilizadas estratégias para ampliação da regionalização, como pontuação diferenciada e reserva de aprovação (cota) para proponentes residentes fora da Região Metropolitana do Recife (RMR). Dos 90 projetos inscritos, cerca de 89% são da RMR, 3% do Sertão, 7% do Agreste e 1% da Mata. Ainda que os municípios do interior somem apenas 11% dos projetos inscritos, 26% (19) dos projetos aprovados são de fora da RMR.

O 15º Funcuntura Audiovisual também previu estratégias para ampliação da regionalização, como pontuação diferenciada e reserva de aprovação para proponentes residentes fora da RMR. Dos 536 projetos inscritos, cerca de 65% são da RMR, 18% são do Sertão, 11% do Agreste, 6% da Mata. Mesmo com essa concentração na RMR, dos 95 projetos aprovados, 43% são de proponentes residentes no interior, sendo o Sertão a RD que mais demandou e aprovou projetos fora da RMR.

POLÍTICAS DE INCLUSÃO - No 14º Funcultura Audiovisual as mulheres são maioria nas funções de roteiro e direção, representando 68% dos 19 projetos de obras audiovisuais. Ainda, 47% contam com diretores e/ou roteiristas negros/as e indígenas. Esses percentuais superaram o estabelecido em edital, que previu percentual mínimo de 30% de aprovação para projetos de obras audiovisuais dirigidos e/ou roteirizados por profissionais mulheres ou pessoas trans, e um percentual mínimo de 30% de aprovação também para profissionais negros/as e indígenas.

Com relação à inclusão de gênero no 15º Funcultura Audiovisual, verificou-se o percentual de 77% dos projetos aprovados compostos por mulheres na equipe principal. O edital previu uma reserva de aprovação para mulheres ou pessoas trans de pelo menos 30% de aprovação. Para atuação de profissionais negros/as e indígenas, também se estabeleceu o percentual mínimo de 30% de projetos aprovados. Desta forma, dos 95 projetos aprovados de obras audiovisuais, 66% contam com negro(a)s ou indígenas na equipe principal.

GRUPOS TEMÁTICOS DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO - Estes grupos foram compostos por profissionais indicados pelo Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. Confira aqui para conhecer os pareceristas que realizaram as análises de mérito dos projetos inscritos no 14º Funcultura Audiovisual, e aqui os que contribuiram no 15º edital.

SUMÚLAS DE ANÁLISE E RECURSOS - O(A)s proponentes poderão solicitar as súmulas de análise dos seus projetos por meio do endereço audiovisualpe@gmail.com, informando o nome do projeto e o do proponente. Além disso, o(a)s proponentes poderão recorrer do resultado de 20 a 24 de setembro de 2021. Os recursos devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail funcultura.recursos@gmail.com. Vale destacar que, conforme definido em edital, não caberá recurso à decisão de mérito cultural e técnico da Comissão Deliberativa do Funcultura.

14º Funcultura Audiovisual
Confira AQUI o Resultado Preliminar.
Baixe o modelo para apresentação de recurso AQUI.
Confira AQUI os documentos relacionados ao processo.

15º Funcultura Audiovisual
Confira AQUI o Resultado Preliminar.
Baixe o modelo para apresentação de recurso AQUI.
Confira AQUI os documentos relacionados ao processo.

< voltar para home