Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Serra Talhada recebe programação especial de dança em abril

Durante o mês de abril, o projeto "No Quintal do Museu", que tem incentivo do Funcultura, apresenta atrações dedicadas a diversos ritmos pernambucanos no Museu de Cangaço, que fica em Serra Talhada

Divulgação

Divulgação

O espetáculo “Versos e Passos” é parte da programação

Criado com a proposta de fomentar a cultura no Sertão, o projeto “No Quintal do Museu”, que acontece no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, contará com uma programação gratuita especial para a dança durante abril, que é considerado o mês da dança. Com apoio do Governo do Estado, através do Funcultura, a iniciativa terá atrações dedicadas à linguagem em todos os finais de semana deste mês, sendo a abertura neste domingo (8), às 20h, quando se apresentarão o Grupo de Dança Gilvan Santos, de Serra Talhada, o Grupo Luar do Sertão, de Custódia, e o espetáculo “Brincar”, da Cia de Danças do SESC de Araripina.

“Serra Talhada tem um dança que nasceu aqui que é o xaxado. É uma cidade que é tida como a capital de uma dança, que tem um ritmo como expressão de raiz, então, nada melhor do que a gente celebrar este mês com grupos de dança da região”, explicou o produtor Anildomá de Souza, da Fundação Cultural Cabras de Lampião, que realiza o evento. No entanto, não é somente o xaxado que terá espaço na programação. Ritmos como o coco, caboclinho, ciranda e frevo, por exemplo, que também são praticados no sertão pernambucano também serão representados em atrações como espetáculo “Versos e Passos”, do coletivo Mistura Pernambucana, que será apresentado no dia 22 de abril.

No roteiro, o personagem de Ariano Suassuna, João Grilo, encontra Lampião e Maria Bonita e os apresenta a vários ritmos pernambucanos. “Esse tipo de evento tem uma importância muito grande, porque estimula as pessoas a também fazerem e pensar a dança. Rola uma interação muito boa não só com o público, mas também com os grupos das outras, cada um trocando com sua experiência”, observa Gil Silva, que é coordenador do Mistura Pernambucana.

Apesar do xaxado ser um dos destaques culturais da cidade, Anildomá reafirma que um dos objetivos do projeto é mostrar a diversidade de atividades que acontece em Serra Talhada e em todo o sertão. “Serra Talhada dança xaxado o ano todo, tudo começa e termina com xaxado aqui, mas o xaxado se celebra com essa mistura mesmo. Queremos mostrar esse mosaico cultural que é a cidade”, conclui ele.

PROGRAMAÇÃO

08/04 (Domingo)

Grupo de Danças Gilvan Santos – Serra Talhada/PE
Grupo Luar do Sertão – Custódia/PE;
Espetáculo “Brincar”, da Cia de Danças do SESC -  Araripina/PE.

14/04 (Sábado)

Coco Lampião – Serra Talhada/PE
Grupo de Xaxado Zabelê – Serra Talhada/PE;
Cia de Danças Filhos de Sol – Iguaracy/PE;

15/04 (Domingo)

Quadrilha Junina Sertaneja – Serra Talhada/PE;
As Belas da Vila – Serra Talhada/PE
Balé Cultural – Afogados da Ingazeira/PE.

22/04 (Domingo)

Coco das Abelhas – Carnaíba/PE.
Grupo Herdeiros do Xaxado – Serra Talhada/PE;
Espetáculo “Mistura Pernambucana” – Serra Talhada/PE;

29/04 (Domingo)

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – Serra Talhada/PE
Coco Trupé – Arcoverde/PE

< voltar para home