Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Site “Recife, memória inventada” investiga transformações da cidade

Com incentivo do Funcultura, o projeto de pesquisa fotográfica visa estabelecer uma relação entre a cidade e suas memórias coletivas

Marcela Lins/Divulgação

Marcela Lins/Divulgação

Durante a pesquisa, os fotógrafos Marcela Lins e Guilherme Benzaquen têm realizado um ensaio fotográfico das farmácias locais e, a partir delas, buscam retratar o caráter efêmero destas lojas e, por outro lado, a perenidade de suas ruínas

Está no ar o blog e uma página no Instagram do Recife, Memória Inventada, um projeto de pesquisa em fotografia autoral, realizado por Marcela Lins e Guilherme Benzaquen, sob orientação de Ana Lira. Os artistas têm se centrado em questões relativas à construção da memória coletiva da cidade e à ideia de patrimônio, a partir da investigação de uma determinada estrutura arquitetônica: as numerosas farmácias que têm tomado conta de boa parte do território da cidade – sobretudo nos bairros de maior renda. A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Durante a pesquisa, a dupla tem realizado um ensaio fotográfico das farmácias locais. Nele, buscam retratar o caráter efêmero destas lojas e, por outro lado, a perenidade de suas ruínas. Utilizando técnicas diversas, os artistas têm se deslocado na busca do registro de uma cidade em transformação. Além disso, também faz parte do processo uma pesquisa nos acervos iconográficos locais, com o intuito de tomar como referência as fotografias de farmácias e boticas do começo do século XX.

O processo da pesquisa pode ser conferido no blog e página de Instagram, onde são divulgadas algumas das imagens realizadas, referências artísticas e reflexões a partir dos acervos e das discussões que vêm realizando. O projeto prevê ainda a realização de um debate e uma oficina gratuita para compartilhamento de questões relacionadas à memória, à cidade, ao patrimônio e à imagem, com data ainda a ser divulgada.

Sobre os artistas
A dupla trabalha junta há três anos, durante os quais já desenvolveu algumas obras e projetos de pesquisa e participaram de exposições individuais e coletivas. Vivem e trabalham em Recife (PE). Marcela Lins é comunicadora social e desenvolve pesquisas sobre cidade e subjetividade. Guilherme Benzaquen é sociólogo e suas pesquisas se centram principalmente em questões relacionadas à crítica do existente.

Serviço
Recife, memória inventada
Blog: www.recifememoriainventada.wordpress.com
Instagram: @memoriainventada

< voltar para home