Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Site reúne acervo da Comissão de Professores/as Indígenas em Pernambuco

Para comemorar seus 20 anos de existência, a Comissão de Professores/as Indígenas em Pernambuco (Copipe) lança, na próxima sexta-feira (28), um site que vai reunir todo seu acervo, construído ao longo dessas duas últimas décadas. A iniciativa conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e, no endereço eletrônico www.copipeedu.com, o público poderá encontrar informações e fotografias da história da Copipe e do movimento da educação escolar indígena em Pernambuco, além da legislação sobre a temática. Além disso, publicações de autoria indígena que tratam das histórias e práticas culturais dos povos indígenas de Pernambuco também serão disponibilizadas.

São dezenas de livros, jornais e cartilhas de autoria de lideranças, jovens, professores e professoras indígenas, resultantes de processos educativos desenvolvidos juntos a diversas entidades de apoio e que poderão ser baixadas pelos visitantes do site.

Segundo Francisca Kambiwá, membro fundadora da Copipe, “para a elaboração do site a gente fez um resgate da memória, muitas coisas estavam espalhadas nos caderninhos já guardados há muitos anos. Uma das coisas importantes é que agora as pessoas vão poder acessar ‘A Borduna’, que foi um jornal que nós escrevemos durante vários anos e era muito importante para circular informação entre os povos. Agora elas estão digitalizadas e disponíveis no site. São ações que vivenciamos no interior dos nossos povos indígenas e que agora também poderão ser conhecidas por outras pessoas através da internet. Acreditamos que divulgando nossas lutas podemos juntar forças para garantir novas conquistas”.

Para garantir a inclusão do público com deficiência visual, o site conta com ferramentas que possibilitam o acesso às informações por meio de programas de leitor de tela em computador ou dispositivos móveis, bem como, com a audiodescrição (tradução de imagens) produzidas pela COM Acessibilidade.

Copipe - É um movimento organizado entre os povos indígenas no âmbito da Educação Escolar Indígenas de Pernambuco. É um movimento que em 2019 completou 20 anos, e que nesse período construiu legitimidade entre seus povos para representá-los perante toda e qualquer instituição e ação no âmbito da educação escolar indígenas pensada para nossos povos.

De acordo com Pretinha Truká (Edilene Bezerra Pajeú), membro fundadora da Copipe, o site foi construído com a intenção de mostrar ao grande público o trabalho desenvolvido pela Copipe ao longo desses anos, com modelo próprio de organização, que é o retrato das estruturas políticas existente nas aldeias. “O lugar que nós, professores e lideranças indígenas, ocupamos no espaço coletivo da Copipe é uma relação de compromisso, respeito e alianças entre os povos indígenas no Estado”, diz ela.

“Também consideramos o nosso site importante para essas novas gerações de professoras e professores indígenas conhecerem o que significou retomar as nossas escolas indígenas, construir uma nova concepção e função social para elas e o papel fundamental do movimento Copipe para a construção dessas novas concepções”, completa Pretinha Truká.

Serviço
Lançamento do site Comissão de Professores/as Indígenas em Pernambuco – COPIPE
Quando: 28 de janeiro de 2022 (sexta-feira)
Endereço eletrônico: www.copipeedu.com

< voltar para home