Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Sob o tema “Design, Regeneração e Futuros”, Input Criativo realiza segunda edição

Divulgação

Divulgação

Cecília Pessoa é uma das curadoras do evento, que contará com programação inteiramente virtual

Com a temática “Design, Regeneração e Futuros”, o Input Criativo realiza sua segunda edição nos dias 11 e 12 de novembro (quinta e sexta-feira), das 17h às 21h, com transmissões gratuitas através do YouTube da Ceça – Laboratório Colaborativo (www.youtube.com/CECALaboratorioColaborativo). O evento, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, apresenta palestras e estudos de casos, com a participação de convidados nacionais e internacionais, em torno de experiências que lançam novos olhares sobre a sociedade e a forma como se cria, produz e consome.

A busca por soluções para o presente e o futuro, tendo o design como um dos vetores de transformação, tem norteado o Input Criativo desde sua primeira edição, realizada presencialmente na cidade de Caruaru, em 2018. Para 2021, essas diretrizes que norteiam os trabalhos de Arthur Braga e Cecília Pessôa, curadores do projeto, são mantidas, assim como o princípio da colaboração a partir de redes criativas entre as pessoas, estimulando o convívio e a criatividade.

Nesta nova edição, serão discutidas iniciativas pautadas na cultura regenerativa, na qual diferentes setores e cadeias produtivas da sociedade se engajam para promover o reequilíbrio entre a natureza e os seres humanos através de processos restaurativos. Essas diretrizes se mostram ainda mais pertinentes diante das mudanças nas dinâmicas sociais desde 2020, com a eclosão da pandemia de covid-19, além dos desafios impostos pelas mudanças climáticas, fruto de uma relação predatória com a natureza.

“Nosso intuito é sermos mais do que um seminário. Partimos de um viés colaborativo, que pensa a inovação social a partir da valorização do ser humano, com atenção para os envolvidos em todas as etapas das cadeias produtivas. Queremos mostrar que esses assuntos não são apenas uma utopia e que também geram ações práticas já existentes, pautadas em perspectivas de futuros”, explica Cecília Pessôa.

Entre os convidados da edição 2021 do Input Criativo estão a professora de Design da Universidade Federal de Pernambuco Maria Cristina Ibarra e o arquiteto e urbanista Caio Vassão, cuja pesquisa gira em torno de metadesign, redes e ecossistemas humanos; arquitetura móvel, arte contemporânea, design de interação e de interfaces.

Um dos destaques da programação será a participação de Agustina Comas, uruguaia radicada no Brasil que trabalha em sua marca o conceito de upcycling, reaproveitando resíduos da indústria têxtil para criar suas peças de roupa, também compartilha suas experiências no evento. Encerrando o ciclo de palestras, o argentino Christian Ullmann, consultor em design, inovação e gestão para a criação e desenvolvimento de novos produtos, completa o time de palestrantes.

Também como parte da programação, ocorrem dois estudos de caso de experiências sediadas em Pernambuco: “Agrodóia, agricultura familiar e meliponicultura”, sobre a associação que regenera ecossistemas rurais, e “Mulheres do Pólo”, sobre a produção feminina no setor têxtil do Agreste do estado.

“O sentido principal do evento é evidenciar o design como um aliado do processo de regeneração da vida no nosso planeta, da recuperação dos nossos ecossistemas e da construção de novas práticas, mais inclusivas, dinâmicas, e em rede. O diálogo nos permite alinhavar diferentes reflexões nas quais temos que nos atentar, como o consumo desenfreado, a geração de resíduos, o aquecimento global e as respostas dadas pela natureza diante desses grandes impactos. Estamos falando em regeneração para que a gente possa construir novas possibilidades de futuros, onde a humanidade ainda consiga estar presente no nosso planeta”, enfatiza Arthur. Braga.

Sobre o Input Criativo
Criado em 2018, o Input Criativo é um evento de Design pensado não só para profissionais e pesquisadores da área, mas também para promover o diálogo com agentes de diferentes campos. Em sua primeira edição, teve como tema “Design, Colaboração e Futuros” e levou a Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nomes como Ezio Manzini, professor titular de Design no Politécnico de Milão (Itália), Carlo Franzato, professor da Unisinos (RS), e Carla Cipolla, docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde então, tem mapeado e estimulado a criação de novas redes colaborativas.

Programação

11 de novembro (quinta-feira)
17h às 18h – Palestra com Maria Cristina Ibarra
18h30 às 19h30 – Estudo de caso – Agrodóia: Agricultura familiar e Meliponicultura, com Silvanete e Vilmar Lermen.
20h às 21h – Palestra com Caio Vassão.

12 de novembro (sexta-feira)
17h às 18h – Palestra com Agustina Comas
18h30 às 19h30 – Estudo de caso: Mulheres do Pólo
20h às 21h – Palestra com Christian Ullmann

Serviço
Input Criativo 2021 – Design, Regeneração e Futuros
Dias 11 e 12 de Novembro, das 17h às 21h
Transmissão no canal do Youtube da CEÇA – Laboratório Colaborativo (www.youtube.com/CECALaboratorioColaborativo)
Mais informações nas redes sociais do evento: @inputcriativo @ceca.cc

< voltar para home