Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Som na Rural inaugura nova temporada na TV Universitária

Com incentivo do Funcultura, programa está sendo exibido no canal 11 aos domingos, às 20h, com reprise nas quartas-feiras, às 16h30

Flora Pimentel/Divulgação

Flora Pimentel

Encabeçado por Roger de Renor, Som na Rural é responsável por divulgar a diversidade da música pernambucana

Desde o surgimento como programa de televisão para a TV Brasil, em 2008, passando pelas ocupações de espaços públicos do centro do Recife como Rua da Aurora, Praça da Independência e Forte das Cinco Pontas, o Som na Rural tem sido responsável por divulgar o que há de melhor na atual cena musical pernambucana. Encabeçado por Roger de Renor, o projeto acaba de inaugurar uma nova temporada televisiva, desta vez na TV Universitária, canal 11.

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco por meio do Funcultura, a nova temporada traz seis programas de 52 minutos, que vão ao ar aos domingos, às 20h, com reprise nas quartas-feiras, às 16h30. Desde a estreia, no dia 13 de novembro, já passaram pelo programa a banda Eddie, Ylana Queiroga, Graxa e o cantor Erasto Vasconcelos, falecido no dia 28 de outubro.

Neste domingo (27), vai ao ar o terceiro episódio, com Via Sat e Combo X. Já o quarto programa traz o Grupo Bongar. Anderson Miguel, um jovem cirandeiro da Zona da Mata e mestre do Maracatu Cambinda Brasileira é a atração do quinto episódio junto com Lucas dos Prazeres. Por fim, encerram a temporada no domingo (18) Lirinha, Karina Buhr , Criolo e Otto.

Divulgação

Divulgação

Falecido em outubro deste ano, o cantor Erasto Vasconcelos está na nova temporada junto com a banda Eddie

De acordo com Roger de Renor, a nova temporada vem para “amplificar essa otimização da cidade e a ideia de ocupação de lugares que foram abandonados.” Espaços como Nascedouro de Peixinhos, Praça Sérgio Loreto, Rua da Aurora, Praça da Diário e o Cais José Estelita foram usados como locação para as gravações. “Quando a gente começou na TV Brasil, o Som na Rural  era um programa gravado na rua e os transeuntes podiam assistir a gravação. Agora é uma ação de rua, feita com as pessoas que vão pra rua”, explica Roger, se referindo ao fato de alguns dos programas terem como pano de fundo a ocupação de espaços públicos como o Ocupe Estelita.

Segundo Nilton Pereira, produtor e diretor do programa, “a ideia é que a Rural seja um veículo de comunicação que esteja sempre interagindo com a cidade, por isso os programas trazem essa coisa das ocupações”, pois “foi assim que a Rural se consolidou, enquanto intervenção cultural no espaço público. Mesmo tendo começado na TV Brasil, a repercussão do público veio justamente com essa coisa mais participativa e interativa com a cidade. A partir disso, a Rural passou a ser solicitada para ocupação dos espaços com o intuito de debater a cidade que queremos.”

Juarez Ventura

Juarez Ventura

Há oito anos, o Som na Rural se consolidou como intervenção cultural nos espaços públicos

Entre os artistas que já passaram pelo Som na Rural ao longo desses oito anos, estão nomes como Lia de Itamaracá, Isaar, Orquestra Contemporânea de Olinda, Bongar, Karina Burh, Zé Brown, Silvério Pessoa, Devotos, Alceu Valença, Mundo Livre, Lula Cortes e as Filhas de Baracho, entre outros. O veículo ainda passou por Brasília (DF) e São Paulo (SP) num projeto de itinerância.

“Todo mundo faz questão de tocar na Rural. Os artistas se sentem honrados em estar no nosso palco. Há uma empatia tanto com o público como com os artistas , justamente por causa do caráter democrático e interativo. Já recebemos desde bandas que estão começando aqueles que já tem uma carreira consolidada como Alceu Valença, Otto.  Não se trata de cantar por cantar, não é somente fazer um show. A experiência de se apresentar na Rural está agregada a questões de política cultural”, avalia Nilton Pereira.

Juarez Ventura

Juarez Ventura

A Rural também ocupou o Parque Euclides Dourado, no 26º Festival de Inverno de Garanhuns, este ano

 

 

 

 

 

 

< voltar para home