Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Surrealismo tcheco em exibição n’Amoeda Digital

Divulgação

com informações da assessoria

A partir das 20h desta terça (9), o Cineclube Amoeda Digital exibe o filme “Valerie e a semana das maravilhas” (1970), a obra do cineasta tcheco Jaromil Jires, carregada de surrealismo. Antes, o público poderá conferir o curta documentário “O som da luz e do trovão” (2005), dirigido pro Petrônio Freire de Lorena e Tiago Scorza. Petrônio será o convidado da noite para debater sobre os filmes. As sessões acontecem no Bar Teatro Mamulengo (Bairro do Recife), com entrada gratuita.

“Valerie e a semana das maravilhas” se passa na antiga Tchecoslováquia e refaz o caminho da jovem Valerie ao ter os primeiros contatos com sua consciência sexual quando um grupo circense chega a sua cidade. A obra foi inspirada em contos de fadas, com toques góticos, e aborda temas como o amor, o medo, o sexo e a religião. Ligado a corrente da New Wave Tcheca, corrente cinematográficas dos anos 1960 e 1970, que propunha uma quebra dos paradigmas do cinema russo formalista.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Cineasta pernambucano Petrônio Freire de Lorena debate sobre os filmes da noite

Antes, haverá a exibição de “O som da luz do trovão”. No filme, o universo astrofísico de Evangelista Ignácio, morador da cidade de Serra Talhada, Sertão do Pajeú de Pernambuco. Teorias, inventividades e a cultura popular em destaque nesta obra premiada em diversos festivais. Petrônio Freire de Lorena, autor deste e do premiado “Calma Monga, calma” (2011), participará do debate, logo após as sessões. Ele é diretor, roteirista, produtor e atualmente trabalha no desenvolvimento do documentário “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”.

O Bar Teatro Mamulengo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife – Recife/PE.

SERVIÇO

Cineclube Amoeda Digital exibe “Valerie e a semana das maravilhas” e “O som da luz do trovão” | convidado: Petrônio Freire de Lorena
Terça (9), a partir das 20h
Bar Teatro Mamulengo (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife/PE)
Entrada gratuita
Classificação etária: 18 anos

< voltar para home