Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Tim Allen dá oficina de stop motion no Recife

Animador inglês é o grande homenageado do 4º Festival Internacional Brasil Stop Motion, que conta com incentivo do Funcultura

Além de Tim Allen, Brasil Stop Motion oferece oficinas com Szymon Wolski, Paulina Zacharek e Maurício Nunes

Além de Tim Allen, Brasil Stop Motion oferece oficinas com Szymon Wolski, Paulina Zacharek e Maurício Nunes

Animador de vários filmes consagrados há mais de 15 anos, Tim Allen virá ao Recife, no próximo mês, para ministrar uma oficina gratuita de stop motion, de 26 a 28 de novembro, das 9h às 12h, no Estúdio de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Conhecido por ter animado os filmes A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005) e Frankenweenie (2012), ambos dirigidos por Tim Burton, Allen dará um enfoque maior em seu workshop à performance do personagem dentro do desenvolvimento de uma história. Durante o curso, serão realizados exercícios com foco na linguagem corporal, sincronia labial e expressões faciais. Os participantes terão a oportunidade de aplicar técnicas utilizadas na indústria profissional de animação com o objetivo de aprender ou enriquecer seus conhecimentos em como dar vida aos bonecos. A atividade integra a programação do 4º Festival Internacional Brasil Stop Motion, que conta com incentivo do Funcultura.

Os interessados em participar da oficina poderão se inscrever  no site www.brasilstopmotion.com.br , a partir das 12h, desta terça-feira (28), e serão notificados imediatamente via e-mail. A seleção será feita por análise de currículos, motivação (por que quer fazer a oficina) e ordem de inscrição. É importante lembrar que, ao todo, serão oferecidas 12 vagas, e que são requisitos para pleiteá-las: ter mais de 18 anos, experiência em animação em stop motion e compreensão da língua inglesa.

Além de uma master class (com tradução simultânea) e uma oficina ministradas pelo animador Tim Allen, haverá ainda cursos com os poloneses Szymon Wolski e Paulina Zacharek, e uma turma dedicada às crianças. Poloneses, Szymon e Paulina, do estúdio Se-Ma-For, ministrarão para 15 pessoas uma oficina sobre Técnicas de Animação em Stop Motion. Nas aulas, os oficineiros vão realizar exercícios de sequências com o foco principal na utilização e manuseio de bonecos. As aulas ocorrem nos dias 27 e 28 de novembro, também no Estúdio de Fotografia da Unicap, das 14h às 17h.

Já o ilustrador, designer e animador em 2D e stop motion Maurício Nunes falará para crianças, com idade entre 10 e 15 anos, sobre a técnica de animação. A ideia é exercitar a manipulação de objetos e massinha, além de estimular a expressão autoral a partir da animação. São 15 vagas. As aulas ocorrem nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira), na sala 504 da Unicap, das 14h às 17h. Ao todo, são 42 vagas, todas gratuitas.

4º Festival Internacional Brasil Stop Motion
Único evento da América do Sul dedicado, exclusivamente, à técnica de stop motion, o Festival levará ainda ao Cinema São Luiz uma mostra especial com alguns dos filmes nos quais Tim Allen (homenageado do evento) trabalhou. Haverá também mostra com audiodescrição, para portadores de deficiência visual, na Fundação Joaquim Nabuco. A programação será divulgada em breve.

Sobre os palestrantes
Szymon Wolski já trabalhou em renomados estúdios, como Aardman, Laika e Pixar. Atualmente, integra a equipe de animação do Estúdio Se-ma-for e trabalha na série “Flapper and Friends”, um dos maiores projetos de stop motion da Polônia.

Com mestrado em História da Arte pela Faculdade de Filosofia e História da Universidade de Lodz e pós-graduação em Museologia e Estudos Curatoriais na UJ, Paulina Zacharek já coordenou o festival de cinema da Se-ma-for e, desde 2010, é diretora do Museu de Animação do estúdio.

Formado em Design pela UFPE, Maurício Nunes trabalhou como professor de animação em 2D, experimental e stop motion na Faculdade AESO Barros Melo entre 2009 e 2010. Além disso, faz parte da equipe de professores das oficinas de animação do projeto CineSESI Cultural, desde 2009.

< voltar para home