Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Tiritot ganha versão audiolivro gratuita com audiodescrição

Livro de Jane Pinheiro tem programação de lançamento com encontros entre a escritora, convidadas e equipe; obra busca atender pessoas com deficiência visual e videntes

Reprodução/Capa

Reprodução/Capa

Produzido com incentivo do Funcultura, o livro de Jane Pinheiro ganha uma versão audiolivro gratuita com audiodescrição de imagens que faz da leitura um mergulho na existência feminina

O livro “Tiritot”, de Jane Pinheiro ganha uma versão audiolivro gratuita com audiodescrição de imagens que faz da leitura um mergulho na existência feminina. O lançamento do audiolivro, produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, conta com duas programações semanais neste mês de dezembro, com encontros entre a autora e convidadas. A live de lançamento acontece neste sábado (5) às 16h, com a participação da escritora e equipe responsável pela audiodescrição no YouTube.

Tiritot apresenta as inúmeras estratégias de uma personagem feminina contra uma violência comum. A personagem Vińa mergulha na sua própria história e de outras inúmeras mulheres na busca para sobreviver à violência psicológica. Por meio de uma estrutura fragmentária, múltiplas vozes, entremeadas de relatos mais duros, poemas, aforismos, sonhos, fotografias, aquarelas, a autora apresenta as inúmeras estratégias de uma personagem feminina para enfrentar e sobreviver ao tipo de violência retratada na obra.

“Eu estava tentando escrever um texto sobre violência subjetiva, psicológica, movida pelo relato de algumas mulheres que eu havia entrado em contato, para um grupo feminista no Facebook. Percebi como é difícil falar sobre o assunto de forma que as pessoas entendam e sintam empatia. Por algum movimento que não sei muito bem explicar, a narrativa se tornou ficcional e a estrutura do romance ganhou força rapidamente e virou outra coisa”, explica a autora.

O audiolivro foi gravado inteiro em estúdio. A concepção visual fideliza a versão impressa, não somente para as pessoas com deficiência visual, mas para as videntes também, com o acesso gratuito. Ter as imagens que fazem parte da narrativa do livro disponibilizadas em vídeo, possibilita a fruição em janelas de exibição para além das telas de computadores, notebook, tablets, como a televisão de grandes telas o que facilita o acesso de pessoas com baixa visão. A nova versão de Tiritot, além da acessibilidade, é uma opção para os leitores e leitoras que adotaram uma forma recente  de consumir livros.  As aquarelas e fotografias presentes no romance são todas de autoria de Jane Pinheiro e estão presentes na obra audiovisual.

“O intuito de fazer o audiolivro surgiu como uma extensão da versão impressa tornando as imagens acessíveis às pessoas com alguma deficiência visual por meio da audiodescrição. E, ao mesmo tempo, oferecer uma leitura mais humanizada, no sentido de não ser uma leitura realizada por aplicativos. Eu já produzo alguns videopoemas que disponibilizo em plataformas, como o YouTube”, explica a autora. De acordo ainda com Jane, a motivação surgiu de um exemplo próximo. “Tenho uma amiga com deficiência visual que gosta muito de ouvir a minha voz em algumas leituras que eu lhe envio de poemas, não somente os meus, mas de outros autores, também. Achei interessante eu mesma gravar a  versão do Tiritot audiolivro”, ressalta a autora.

Tiritot Audiolivro conta com a concepção, narração e edição de Jane Pinheiro, designer da Zoludesign, gravação e edição de áudio de Johann Brehmer. A audiodescrição é de responsabilidade da Com Acessibilidade Comunicacional, com roteiro de Silvia Albuquerque, consultoria de Michele Alheiros, revisão e narração de Liliana Tavares. A produção executiva é assinada por Karuna de Paula da Equinócio Criações. Exemplares da versão física estão disponíveis para vendas no e-mail janepinheiro.art@gmail.com.

Jane Pinheiro nasceu no Recife. É artista multimeios. Navega pela escrita, fotografia, videopoema, mandalas em aquarela, entre outros trabalhos. Publicou Tiritot (Zolu, 2019), Por causa do sal (Zolu, 2017), Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990 [Prêmio Melhor Ensaio no 45º Salão Pernambucano de Artes Plásticas 2002-2003] (Zanzar, 2016), Caleidoscópio (Paulinas, 2006/2009). Em 2020, foi selecionada para participar da Pré-bienal WTA [World Textile Art] Online do Chile com o trabalho “Objeto-poema: palavras que voam”. É professora titular aposentada de Artes Visuais e Fotografia, Cinema e Vídeo do Colégio de Aplicação da UFPE. Doutora em Antropologia (PUC-SP), defendeu a tese Sonhos em Movimento: 1ª Mostra Imaginária de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século 21. Integra a Comissão Organizadora do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife desde sua primeira edição em 2008, a Comissão de Seleção das Mostras do mesmo festival desde 2011 e Rede Kino desde 2017.

Confira a programação de lançamento do audiolivro “Tiritot”:

Quinta (3) | 14h às 16h
Leitura e diálogos com professores, coordenadores e estudantes do Programa Mãe Coruja, coordenadora do Programa Travessia; professores e coordenadores do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) Vitória de Santo Antão e  professores e coordenadores da Unidade Prisional de Vitória de Santo Antão
Onde: Plataforma Google Meet ( atividade restrita)

Sexta (4) | 14h30 às 16h30
Leitura e diálogos com professoras e professores de arte; coordenadoras da biblioteca da Gerência Regional De Educação Da Mata Centro – GRE
Onde: Plataforma Google Meet ( atividade restrita)

Sábado (5) | 16h
“Tiritot: audiolivro com audiodescrição, o livro por inteiro” -  Conversa com a equipe da audiodescrição do audiolivro sobre a importância do acesso à imagem com Jane Pinheiro, Liliana Tavares, Michele Alheiros e Silvia Albuquerque
Onde: https://m.youtube.com/user/janzinhapinheiro

Segunda (7) | 19h
“Reflexões sobre arteterapia a partir de Tiritot”, com Cristina Lopes (arteterapeuta) e Jane Pinheiro
Onde: Instagram @janepinheiro

Quarta (9) | 20h
“Conversa com uma leitora” com Ane Montarroyos e Jane Pinheiro.
Onde: Instagram @janepinheiro

Sexta (12) | 20h
“Tiritot – um empreendimento de mulheres”, com Jane Pinheiro (autora), Karuna de Paula (produtora) e Luciana Calheiros (editora e designer).
Onde: Instagram @janepinheiro

< voltar para home