Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Torre Malakoff exibe exposição Orixás, Mestres e Folhas a partir deste sábado (20)

Produzida com incentivo do Funcultura, exposição de Hermes Costa Neto ficará à mostra no equipamento até o dia 5 de Janeiro de 2022. A entrada é gratuita

A Torre Malakoff, no Bairro do Recife, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, recebe a exposição Orixás, Mestres e Folhas, de Hermes Costa Neto, integrando as atividades em celebração ao mês da Consciência Negra. A cerimônia de abertura acontecerá neste sábado (20), às 19h, com as presenças do Pai Iguaracy de Oxum e os Ogans do Ylê Axé Oxóssi Guangoubira. A exposição ficará disponível de 21 de novembro deste ano até 5 de janeiro de 2022, com visitação aberta ao público. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura.

O material é composto por 82 fotografias impressas em gabardine, através de técnica de sublimação e apresenta uma visão muito particular dos ritos de matriz africana, com objetivo de desmistificar a visão preconceituosa sobre essas celebrações. As imagens são obtidas através de câmera fotográfica analógica e em preto e branco, do acervo do fotógrafo que se dedica ao tema há mais de 20 anos. Além das fotos, é possível conhecer a sala dos orixás, com exposição das vestimentas das festas de santo e, ainda, uma sala de projeção em vídeo, onde serão exibidos mini documentários que falam alguns segredos dos orixás.

“Esse projeto é dedicado aos povos de terreiro, praticantes da religião do candomblé. Nossos agradecimentos vão para todos os terreiros e zeladores de santo, que perpetuam as tradições religiosas africanas no estado”, agradece Costa Neto, fotógrafo e idealizador do projeto.

Serviço:
Exposição Orixás, Mestres e Folhas, de Hermes Costa Neto, na Torre Malakoff
Endereço: Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife
Quando: 21 de novembro de 2021 até 5 de janeiro de 2022
Visitação: Terça a sexta, das 11h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 17h
Telefone: (81) 3184.3180
E-mail: torre.malakoff@gmail.com
Entrada gratuita

< voltar para home