Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Trio instrumental Freveribe lança disco homônimo com turnê pelo estado

Produzido com incentivo do Funcultura, álbum homônimo será apresentado em sete regiões de Pernambuco, a começar por Belo Jardim, nesta terça-feira (31)

Divulgação

Divulgação

Freveribe é formada pelos músicos Adriano Coelho (bateria), Eduardo Visconti (guitarra) e Pedro Huff (violoncelo elétrico)

O grupo instrumental Freveribe, formado pelos músicos Adriano Coelho (bateria), Eduardo Visconti (guitarra) e Pedro Huff (violoncelo elétrico), lança oficialmente seu disco homônimo com uma mini turnê pelo estado. A primeira apresentação está marcada para esta terça-feira (31), em Belo Jardim, às 18h, na área externa do departamento de Música no campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na quarta-feira (1º/11), às 9h, os artistas ministram uma oficina sobre música no auditório do mesmo departamento. As duas atividades são gratuitas e abertas ao público.

“A palavra Freveribe foi inventada por nós. Uma mistura da ideia de ferver com a terminação ibe (ype), da língua tupi, que significa água ou rio. A ideia é trazer movimento e pulsão à música instrumental através da vitalidade dos ritmos pernambucanos”, conta o guitarrista Eduardo Visconti. O álbum teve pré-lançamento no final de 2015 e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Com um repertório regado de músicas inéditas e autorais, o trio leva ao palco arranjos que valorizam improvisações, de forma a explorar a diversidade dos elementos da música pernambucana, e reinventar ritmos como frevos, forrós, cocos, maracatus e ijexás.

As oficinas gratuitas vão tratar de aspectos gerais da música e apresentar demonstrações técnico-musicais de trechos extraídos das composições e arranjos do Freveribe. “A ideia é mostrar diferentes possibilidades de se criar música com base nas tradições pernambucanas trazendo para o domínio instrumental. O intuito é ampliar o conhecimento das pessoas sobre a música pernambucana, que é tão rica”, explica o músico Pedro Huff.

Sete regiões pernambucanas receberão a turnê de lançamento de Freveribe: Belo Jardim, Barreiros, Caruaru, Carnaíba, Vitória de Santo Antão, Recife e Vila dos Remédios (Fernando de Noronha). Depois de Belo Jardim, a caravana segue na sequência para Barreiros, no dia 8 de novembro. A oficina será ministrada às 14h e a apresentação musical às 19h, também no departamento de música do campus do IFPE de Barreiros.

Reprodução/Capa do disco

Reprodução/Capa do disco

O disco ‘Freveribe’ foi produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura

No dia 30 de novembro os músicos se apresentam em Caruaru, no campus da UFPE, às 19h. A oficina será no dia 1 de dezembro, às 14h, no Armazém da Criatividade. A segunda etapa da turnê de lançamento do Freveribe acontece em 2018, ainda sem datas marcadas, na Vila dos Remédios (Fernando de Noronha) e nos municípios de Carnaíba, Vitória de Santo Antão e Recife.

Serviço:
Shows e oficinas do projeto FREVERIBE
31 de outubro, às 18h | 1º de novembro, às 9h
IFPE Belo Jardim (Av. Sebastião Rodrigues da Costa, s/n – São Pedro, Belo Jardim)
Gratuito
Mais informações: (81) 3411 3203

Confira as próximas datas da turnê do FREVERIBE:

Terça-feira (31/10) | 18h
Apresentação musical na área externa do departamento de Música

Quarta-feira (1º/11)
Oficina às 9h em auditório/sala a ser definida no departamento de Música

8 de novembro
IFPE Barreiros (Fazenda Sapé, S/N – Zona Rural – Barreiros/PE)
Oficina às 14h no auditório do departamento de música.
Apresentação musical às 19h no auditório do departamento de música.
Mais informações: (81) 3675 1268

30 de novembro | 17h
Apresentação musical no estacionamento de entrada do CAA, às 17h
UFPE Campus Caruaru (Rodovia BR- 104, Km 59, s/n – Nova Caruaru, Caruaru)
Mais informações: (81) 2103 9156

1º de dezembro | 14h
Oficina no Armazém da Criatividade (Rodovia BR- 104, Km 62, s/n)
Mais informações: (81) 3419 8012

< voltar para home