Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Triunfo recebe exposição “Instantâneas da África”

Projeto coordenado pelo fotógrafo Diego Di Niglio, conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura.

Diego Di Niglio/Divulgação

Diego Di Niglio/Divulgação

Registro realizado no Quilombo de Filhos do Pajeú, em Floresta, que será uma das comunidades participantes da exposição.

O projeto “Instantâneas da África” promove neste sábado (22), a partir das 9h30, no Teatro Guarany, em Triunfo, o encerramento de suas atividades realizadas desde o primeiro semestre deste ano, em quatro comunidades quilombolas de Pernambuco. A exposição, que é aberta ao público, também está inserida na programação da Semana da Consciência Negra, e reunirá moradores das comunidades participantes do projeto durante o evento.

Possibilitando o intercâmbio fotográfico de jovens das comunidades quilombolas de Catucá (Goiana), Timbó (Garanhuns), Filhos do Pajeú (Floresta) e Águas Claras (Triunfo), a atividade consiste em expor o resultado das fotografias produzidas, contando com exibição de vídeo documentário e bate-papo envolvendo a troca de experiências dos participantes. No mês de dezembro, o projeto irá publicar um livro-catálogo com ensaios fotográficos e relato das vivências fotográficas realizadas nos quatro quilombos.

Diego Di Niglio

Diego Di Niglio/Divulgação

Entardecer no Quilombo Timbó, zona rural de Garanhuns, no Agreste.

Para a realização da exposição, o projeto possui incentivo do Governo de Pernambuco, através do FUNCULTURA, contanto com o apoio da Associação Quilombola de Águas Claras, Secretaria de Igualdade Racial, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Triunfo, Prefeitura de Goiana e Agência de Desenvolvimento de Goiana, Prefeitura de Floresta e da Direção de Cultura de Floresta.

Confira a programação da exposição no Teatro Guarany, em Triunfo:

Sábado, 22 de novembro
às 9h30
- Abertura do evento na sala principal do teatro;
- Apresentação do projeto Instantâneas da África pôr o fotografo Diego Di Niglio e a curadora e produtora do projeto Lia Miceli Lopez Lecube;
- Palavras do convidado Alexandre L´Omi L´Odo sobre identidade afrodescendente e sua atualidade política e social;
- Apresentação da Exposição de fotos dos alunos do quilombo Filhos do Pajeú de Floresta no primeiro andar na sala de ingresso.

às 10h40
- Exibição do vídeo das vivências fotográficas com comentários dos fotógrafos: Guga Soares e Mateus Sá sobre a experiência e as oficinas;
- Roda de diálogo sobre possíveis projetos que possam atingir os interesses dos quilombolas, promovendo intercâmbios culturais e sociais entre eles;
- Exibição continuada das fotos produtos das 4 oficinas feitas nas comunidades quilombolas;

às 12h
- Roda de Coco no coreto da Praça Carolino Campos com os coquistas dos quilombos.

< voltar para home