Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Trupe Circuluz abre inscrições para oficinas gratuitas de teatro de rua

Com incentivo do Funcultura, a vivência faz parte do projeto Circularidades, voltada para estudantes de teatro, atores, atrizes, grupos, coletivos de teatro, pesquisadores, professores e professoras de teatro, instituições de formação em artes cênicas

A Trupe Circuluz está com inscrições abertas para a segunda oficina do projeto “Circularidades: A formação em grupo no Teatro de Rua de Pernambuco”, que acontecerá nos dias 4 e 5 de setembro, das 15h às 18h, na Escola Pernambucana de Circo, localizada na Av. José Américo de Almeida, 05 – Macaxeira, Recife – PE. Com o avanço da vacinação, a oficina acontecerá de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança à saúde, limitando a oferta de 10 vagas. A ação tem o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e para participar é necessário ser maior de 16 anos e ter experiência mínima com artes cênicas.

A oficina, batizada de “Vivência com o Grupo Cafuringa”, será uma oportunidade para os participantes desenvolverem suas possibilidades cênicas, a partir dos elementos do Teatro Popular de Rua, tendo a montagem do espetáculo Cafuringa como referência, valorizando o potencial, a identidade e a diversidade cultural de cada participante.

Os participantes serão estimulados a desenvolver uma maior agilidade no pensar, no expressar desses pensamentos, na atenção/concentração, na perspectiva da intervenção social. Serão abordados também o olhar crítico sobre a arte da representação, tendo discernimento sobre atuação, direção, encenação e dramaturgia, movimento, ritmo, espaço, precisão, ação e reação, sincronia, equilíbrio, flexibilidade, linguagem corporal e descontração.

Inscrições
A vivência é voltada para estudantes de teatro, atores, atrizes, grupos, coletivos de teatro, pesquisadores, professores e professoras de teatro, instituições de formação em artes cênicas. Os interessados podem fazer podem se inscrever gratuitamente até o dia 29 de agosto (domingo), por meio do link: bit.ly/388rNYv.

Projeto Circularidades
A iniciativa tem o objetivo de analisar, divulgar e fomentar os processos pedagógicos de formação das atrizes e atores nos núcleos dos grupos de Teatro de Rua em Pernambuco por meio de oficinas e debates. A iniciativa é da Trupe Circuluz de Olinda em parceria com o Nutrua – Núcleo de Estudos em Teatro de Rua da UFPE e conta com o incentivo do Funcultura. Ao final será criado uma revista online com artigos produzidos, a partir da experiência vividas no projeto e disponibilizada de forma gratuita. Saiba mais sobre o projeto no link: trupecirculuz.wixsite.com/circuluz/single-post/trupe-circuluz-realiza-projeto-para-analisar-os-processos-pedag%C3%B3gicos-dos-grupo-de-teatro-de-rua.

< voltar para home