Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Últimos dias para se inscrever no 6º Festival VerOuvindo

Com incentivo do Funcultura, o evento inscreve curtas com audiodescrição e, pela primeira vez em um festival brasileiro, curtas com tradução em Libras. Pesquisadores, estudiosos e profissionais, por sua vez, podem garantir vaga para comunicações orais na Jornada VerOuvindo. Festival ocorrerá de 10 a 15 de novembro em formato híbrido

O 6º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife está em seus últimos dias de inscrições abertas para curtas e trabalhos orais. Até 30 de setembro, profissionais do cinema e da acessibilidade comunicacional poderão inscrever filmes acessíveis na Mostra de Curtas com Audiodescrição e na Mostra de Curtas com Tradução Audiovisual para Libras. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site: www.verouvindo.com. O evento conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Pela primeira vez, um festival brasileiro premia curtas com Libras e profissionais tradutores e intérpretes da língua. A premiação confirma o pioneirismo do VerOuvindo no audiovisual acessível brasileiro, que também foi o primeiro festival a ter premiação específica para profissionais da audiodescrição, desde sua primeira edição em 2014. As premiações somam o valor de R$ 6 mil reais.

Outra forma de inscrição é para o Painel de Acessibilidade Comunicacional, parte da programação formativa da Jornada VerOuvindo, que acontecerá em paralelo às mostras e sessões com acessibilidade. Profissionais, estudiosos e pesquisadores poderão inscrever comunicações orais de pesquisas e relatos de casos até dia 20 de setembro. As inscrições também são gratuitas e devem ser realizadas no site do festival.

Além da apresentação de comunicações orais e mesas redondas, a Jornada VerOuvindo terá um novo eixo: as masterclasses chamadas “Por trás da câmera” com profissionais do audiovisual. Nesta edição, a Jornada contará com presenças como o diretor Kleber Mendonça Filho e o professor e pesquisador Rodrigo Carreiro. A Jornada VerOuvindo é voltada para formação de profissionais, estudantes de diversas áreas e de pessoas interessadas no tema da acessibilidade comunicacional.

Liliana Tavares, idealizadora e coordenadora do festival, conta que o foco deste ano será dar mais ênfase à Língua Brasileira de Sinais, a Libras, nas produções audiovisuais. “A volta do público com deficiência às salas de cinema colabora para a retomada do momento áureo da inclusão do audiovisual no final de 2019. O VerOuvindo busca cada vez mais diminuir as barreiras entre as pessoas com deficiência visual ou auditiva e a sétima arte e aproximar todos os públicos. Este ano, vamos dar maior visibilidade à Libras que se tornou mais popular na pandemia. A premiação é uma forma de reunir especialistas surdos e ouvintes, para pensar critérios para a inserção desse recurso em um produto audiovisual”, explica Tavares.

Sexta edição acontecerá em novembro
O 6º VerOuvindo – Festival de Filmes com com Acessibilidade Comunicacional do Recife está com data marcada para acontecer em 2021. De 10 a 15 de novembro, o primeiro festival de acessibilidade no cinema do estado trará mais uma vez para Recife, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão filmes com audiodescrição- AD, legendas para surdos e ensurdecidos – LSE e tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Este ano, por conta da pandemia, o VerOuvindo terá formato híbrido, com sessões virtuais pelo canal de Youtube do festival, e também com sessões presenciais nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, seguindo todos os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19.

Serviço
6º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife
10 a 15 de novembro
Sessões virtuais no canal de Youtube do festival e sessões presenciais nos cinemas da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj

Inscrições gratuitas abertas
> Até 20 de setembro
Jornada VerOuvindo – Painel de Acessibilidade Comunicacional: verouvindo.com/jornada-verouvindo

> Até 30 de setembro
Mostra Competitiva de Curtas com Audiodescrição: verouvindo.com/inscricoes-ad
Mostra Competitiva de Curtas com Tradução Audiovisual para Língua de Sinais: verouvindo.com/inscricoes-libras
Mais informações: www.verouvindo.com

< voltar para home