Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

UM Coletivo inaugura instalação sobre som, corpo e movimento

Atividades fazem parte do projeto Pesquisa sobre Som, Corpo e Notações, que conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

A pesquisa foi desenvolvida no último ano por meio de encontros entre os integrantes, oficinas gratuitas e a colaboração de músicos parceiros

Durante o último ano, uma das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de teatro recifense UM Coletivo foi se debruçar sobre as relações entre som, corpo e movimento. Um dos desdobramentos deste estudo é a instalação Arrodeio, que o coletivo inaugura no museu Murillo La Greca, nesta terça (10), às 18h, acompanhado de um dossiê a respeito do processo, com textos e ensaios escritos pelos integrantes do grupo.

As atividades fazem parte do projeto Pesquisa sobre Som, Corpo e Notações, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Durante a abertura de Arrodeio, que é gratuita, também haverá uma série de performances e apresentações de artistas convidados.

Com a instalação, mais que propor uma discussão didática ou pedagógica da pesquisa, o UM Coletivo pretende retomar questões que surgiram ao longo do processo. “Mais que explanar, queremos discutir algumas inquietações do processo por meio de propostas sensoriais”, comenta Daniel de Andrade Lima, diretor e integrante do grupo.

Arrodeio é formada por sons, objetos e vídeos. “Quanto ao som, queremos pensá-lo como algo presencial, físico e também como possibilidade de produção de sentido, como algo a ser experimentado a partir da cultura”, revela Daniel de Andrade Lima. O termo “Arrodeio” é uma referência a uma onda senoidal que vai de frequências muito graves a frequências muito agudas utilizada em muitas das dinâmicas vivenciadas pelo grupo; refere-se também aos ciclos que se concluem e se abrem insistentemente.

Divulgação

Divulgação

Durante a abertura de Arrodeio, que é gratuita, também haverá uma série de performances e apresentações de artistas convidados

Também faz parte da instalação uma projeção com 14 minutos de produções imagéticas, que vão desde imagens icônicas, como pinturas da tradição artística, até desenhos animados infantis. “São vídeos que surgiram por questões afetivas ou mesmo por causar incômodo, escolhidos a partir de sensações e discussões surgidas no processo de pesquisa, pensados por trazerem questões interessantes diante dos outros estímulos presentes na obra”, aponta o diretor.

A pesquisa foi desenvolvida no último ano por meio de encontros entre os integrantes, oficinas gratuitas e a colaboração do Pachka, duo de música focado em experimentações de diálogos artísticos. Ao término do projeto, o coletivo irá apresentar um espetáculo, atualmente em montagem, seguindo a mesma lógica teórica.

Já o Dossiê, composto por textos dos integrantes do UM Coletivo e do duo Pachka, discute a pesquisa ocorrida ao longo do ano. De caráter mais experiencial e vivencial, os textos abarcam de diferentes formas todo o processo de pesquisa.

A visitação pode ser feita entre os dias 11 de janeiro e 4 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17h, e aos sábados, das 14 às 18h.

Serviço
Instalação Arrodeio + lançamento do dossiê do UM Coletivo
Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim, Recife)
Abertura: Terça (10), às 18h
Visitação: 11 de janeiro a 4 de fevereiro | Terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14 às 17h; Sábados, das 14 às 18h
Mais informações: (81) 3355 3126

< voltar para home