Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Valéria Vicente e Fláira Ferro apresentam o “Frevo de Casa”

Bailarinas se dedicaram a pesquisa sobre o que impulsiona a dança

Onde está a força motora que impulsiona o frevo-dança? Esta foi uma das perguntas que motivaram as bailarinas e coreógrafas Valéria Vicente e Fláira Ferro a desenvolverem a pesquisa artística “O espaço do passo”, que contou com o incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco. Nesta quarta-feira (15/01), a dupla faz uma mostra final deste processo.  Na apresentação, Valéria e Flaira se entregam a improvisação com o estímulo central no diálogo entre a dança e a música. Por isso, as bailarinas contam com a participação do maestro Spok nos metais e de Lucas dos Prazeres na percussão. Intitulada “Frevo de Casa”, a apresentação ocorre, às 19h, no Centro Cultural dos Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife). O acesso é gratuito. Veja o vídeo teaser: www.youtube.com/watch?v=4O9Mo4504ig

A apresentação serve apenas como um encerramento “oficial”, pois com certeza a pesquisa continua nos corpos e nos movimentos das artistas. Isso porque ambas já se dedicam a dança, e ao frevo especificamente, há muito tempo. A ideia é compartilhar com o público possíveis caminhos de criação e experimentação com o frevo. Nesta pesquisa, Valéria e Flaira buscam dissolver hierarquias e sugerir novos impulsos.

Além de ir ver ao vivo a mostra, quem quiser saber mais sobre a pesquisa criativa pode acessar o blog http://oespacodopasso.wordpress.com, onde as bailarinas (ambas formadas em jornalismo) escreveram sobre o processo investigativo.

Trajetória
As pesquisas de Valéria Vicente já renderam os espetáculos de dança “Fervo” (2006) e “Pequena Subversão” (2007), contemplados pelo edital Rumos Dança, do Instituto Itaú Cultural. Além de levar suas reflexões para o palco, Valéria lançou o livro “Entre a Ponta de Pé e o Calcanhar” e o DVD “Trançados musculares: Saúde Corporal e Ensino do Frevo” (2011), também como resultados de pesquisas.

Com Fláira, a história também é intensa. Fláira dança frevo desde os sete anos de idade. Depois de experiências acumuladas em espetáculos da Escola Municipal de Frevo, concursos, festivais, estudo de balé clássico na Academia Fátima Freitas, entre outras, criouo seu primeiro solo “O Frevo é teu?”, em 2011.  Atualmente, Fláira integra a Antônio Nóbrega Cia de Dança (SP) e é professora de danças brasileiras no Instituto Brincante.

Afonso Machado

Afonso Machado

Valéria Vicente e Flaira Ferro

< voltar para home