Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

XepaCult terá mestras de Águas Claras e presença do Mestre Nado

Além da degustação de pratos das Mestras Cozinheiras da comunidade de Águas Claras, evento conta com a participação do Patrimônio Vivo de Pernambuco

Magda Silva/Divulgação

Magda Silva/Divulgação

Projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura

O projeto Xepa Cult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente encerra seu ciclo, neste sábado (16), com a presença das Mestras Cozinheiras da comunidade de Águas Claras, remanescente do Quilombo do Livramento, em Triunfo, Sertão de Pernambuco.  O encontro será realizado no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, desta vez com a participação das mestras Elineide Bezerra de Lima e Rosângela Marques Pereira Tenório.

O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura. No sábado (16), as mestras vão preparar receitas tradicionais da comunidade, como galinha de capoeira com angu de milho branco e arroz vermelho, herança dos ancestrais que lutaram para preservar Livramento.

Com suas histórias inigualáveis, Mestre Nado, Patrimônio Vivo de Pernambuco, também participará desta última edição do Xepa Cult com o Som do Barro. Na aula espetáculo, mescla boas conversas sobre suas vivências, com música tirada de instrumentos de barro produzidos por ele.

Este ano, o Xepa Cult trouxe mestras cozinheiras de sete comunidades de todo o estado, ocupando locais diversos, como o Mercado da Encruzilhada, o Espaço Pequeno Latifúndio e no Centro Cultural Luiz Freira, em Olinda, totalizando quase 30 horas de vivências em torno da cultura alimentar e sustentabilidade.

Para Mônica Jácome, coordenadora do projeto, a iniciativa cumpriu seu objetivo de valorizar o patrimônio gastronômico de comunidades quilombola e povos indígenas de Pernambuco, difundindo os valores e preservando a cultura. “Foram momentos de compartilhamento de experiência, troca de saberes e, principalmente, valorização do legado que esses povos deixam para todas as gerações”, afirma Mônica.

Serviço:
XepaCult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente- Ano II Edição outubro
Sábado (16), das 14h às 18h
Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda)
Gratuito

< voltar para home