Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

‘Carrero 70 anos’ é o episódio especial da websérie literária ‘pasárgada.doc’

Em meio às homenagens pelos 70 anos do escritor Raimundo Carrero, a websérie literária pasárgada.doc apresenta um episódio especial com o pernambucano. Figurando entre os nomes mais reconhecidos da literatura nacional, Carrero relembra sua trajetória, reflete sobre seu processo criativo e a predileção por retratar o “tormento humano”.

Carrero descobriu a literatura passeando por obras de escritores como Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo e Shakespeare que pertenciam a seu irmão mais velho e que ficavam guardadas embaixo dos balcões da loja de roupas e chapéus de seu pai. Os primeiros escritos surgiram ali mesmo, nos papeis da loja.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

O escritor Raimundo Carrero recebeu a equipe do ‘pasárgada.doc’ em sua residência, no Recife

Aclamado hoje como um dos maiores escritores de Pernambuco, com reconhecimento nacional e internacional, Raimundo Carrero acumula prêmios como o de Melhor Romancista do Ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte e Prêmio Machado de Assis (melhor romance), da Biblioteca Nacional, ambos pelo livro Somos pedras que se consomem (1995); e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, com As sombrias ruínas da alma (2000). Desde 2005, Carrero ocupa a cadeira nº 3 da Academia Pernambucana de Letras.

Saiba mais sobre o Programa de Homenagens do Governo de Pernambuco ao escritor. 

pasárgada.doc é um projeto especial da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com o Espaço Pasárgada e a coordenação do Portal Cultura.PE. Esta segunda temporada conta com 12 episódios, disponíveis no canal de Literatura do portal, que são lançados sempre nas primeiras quartas-feiras de todo mês, até julho de 2018.

Confira AQUI os episódios anteriores.

 


< voltar para home