Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Com obras interativas, exposição de Jonathas de Andrade atrai público de escolas

Instituições públicas e privadas de Petrolina podem agendar visitas para a mostra “Caravana Museu do Homem do Nordeste”, em cartaz até o próximo sábado (11)

Divulgação

Divulgação

Mostra conta com dez obras, entre fotografias, vídeos e instalações

O aspecto educativo da exposição “Caravana Museu do Homem do Nordeste” é um dos principais eixos do projeto do artista visual e fotógrafo Jonathas de Andrade, em cartaz no Sesc Petrolina. Com a iniciativa, Jonathas faz sua primeira circulação de maior porte pelo interior do estado, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, englobando dez obras, entre fotografias, vídeos e instalações.

As escolas da região – sejam elas públicas ou privadas – vêm agendando visitas guiadas à mostra, e podem fazê-lo durante todo o período de realização da exposição, que segue até 11 de outubro. A equipe do educativo, liderada por Rita Vênus, conta com mais três monitores (Diana Dandara, Dida Maria e Mark Allen). Até o final de setembro, 655 estudantes já haviam conhecido a “Caravana”.

Além do salão Ana das Carrancas e de outros espaços na sede do Sesc na capital petrolinense – já que as obras “O Levante” e “40 Nego Bom é 1 real” estão em salas externas, as criações de Jonathas de Andrade também estão espalhadas por muros e pontos estratégicos da cidade, com cartazes em grandes dimensões.

“Nossa proposta é promover o debate junto ao público visitante em torno das questões levantadas pelos trabalhos de Jonathas em exibição, a partir de temas como raça, classe e trabalho, por exemplo”, reflete Rita Vênus.

O artista – alagoano radicado em Pernambuco – reitera este pensamento. Segundo ele, existe um interesse pedagógico na exposição, de atuar em parceria com o projeto educativo, e encontrar um público que vá além daquele acostumado a consumir a arte contemporânea e frequentar as galerias.

Pela primeira vez em seus 12 anos de carreira, Jonathas de Andrade experimenta deixar a interatividade guiar uma das obras, ao permitir que o público crie o seu próprio cartaz do museu, em uma das obras expostas. As ideias dos visitantes são materializadas através de letras de madeira com ímãs.

“É um gesto radical de abertura e acolhimento dessas identidades. O Museu da Bonita do Nordeste, o Museu das Pintosas do Nordeste, o Museu da Pólvora do Nordeste, o Museu da Lady Gaga do Nordeste, o Museu das Entranhas do Nordeste. Pensar a identidade de um povo a partir desse gesto me parece interessantíssimo”, opina Rita Vênus.

Serviço:
Visitas agendadas à Exposição “Caravana do Homem do Nordeste”, de Jonathas de Andrade
Até sábado (11)
Sesc Petrolina (Galeria de Artes Ana das Carrancas – Rua Dr. Pacífico da Luz, 618, Centro)
Visitação: Terça a Sexta-feira das 8h às 20h. Sábado, das 16h às 20h ; Agendamentos: (87) 3866-7454
Gratuito

< voltar para home