Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Equipamentos culturais de Olinda dão uma pausa nesta quinta-feira (10)

Em virtude do feriado do 1º Grito de República no Brasil, os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe em Olinda estão fechados nesta quinta-feira (10). Participam deste esquema o Museu Regional de Olinda, Museu de Arte Contemporânea de Olinda, Museu de Arte Sacra de Pernambuco. O funcionamento será normalizado já nesta sexta-feira (11).

1º Grito de República no Brasil
Considerada precursora da proclamação da República, Olinda, há mais de 300 anos, exatamente no dia 10 de novembro de 1710, deu o primeiro grito em defesa da independência nacional, proferido pelo capitão-mor Bernardo Vieira de Melo, responsável pelo recrutamento das tropas de terceira linha da cidade. Este fato representa um importante marco para a cidade, o Brasil e as Américas, já que foi realizado antes da Inconfidência Mineira (1789) e até mesmo da Revolução Americana (1776).

A data, além de ser feriado na cidade, é festejada com desfile cívico que acontece pelas ruas do Sítio Histórico. Tradicionalmente, os olindenses mobilizam-se para prestigiar a mobilização cívica de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular, escolas militares, Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, grupos de escoteiros, entidades sociais, agremiações carnavalescas entre outros.

< voltar para home